Encontros Vocálicos | Ditongo, Tritongo e Hiato

Описание к видео Encontros Vocálicos | Ditongo, Tritongo e Hiato

Classificação do encontro vocálico
Os encontros vocálicos podem ser classificados em: ditongo, hiato e tritongo.


Ditongo
Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. Exemplos: pei-xe, cai-xa, sau-da-de, tro-féu, sério.
➔ ditongo nasal: quando o ar sai também pelo nariz.
Por exemplo aperte o seu nariz com os dedos e diga as palavras: mão, pães, limões e papelão. Perceberam que a pronuncia dessas palavras mudaram? Isso acontece porque ao dizer essas palavras, o ar precisa sair também pelo nariz, por isso, esses ditongos são chamados de ditongos nasais.
➔Ditongo oral: quando o som sai só pela boca.
Por exemplo continue apertando o seu nariz com os dedos e diga as palavras: cai-xo-te, chei-ro, leite, baixo. Perceberam que, mesmo apertando as narinas, a pronuncia dessas palavras não mudaram? Isso porque o som sai apenas pela boca, por isso esses ditongos são chamados de ditongos orais.
➔ ditongo decrescente: quando a semivogal vem depois da vogal. Exemplos: pa-pai, cui-da-do, cha-péu, lições, cem. O som mais forte antes, por isso é chamado de ditongo decrescente, vai do som mais forte e cai para o mais fraco. É como na matemática, maior para o menor.
➔ ditongo crescente: quando a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: es-pé-cie, co-lé-gio, á-gua. Lembre-se que a letra i e u sempre são semivogais, e aqui, elas aparecerem antes da vogal, ou seja, o som mais fraco aparece antes, por isso é chamado de ditongo crescente, vai do som mais fraco que é a semivogal, para o som mais forte, que é a vogal. Também é como na matemática, do menor para o maior.
• Ao se dividir uma palavra em sílabas, não se deve separar o ditongo. E ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal.


Tritongo
O tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba. Exemplos: i-guais, en-xa-guou, ex-tin-guiu, Paraguai.


Hiato
• É a sequência de duas vogais numa mesma palavra que pertencem a sílabas diferentes. Exemplos: sa-ú-de, vi-o-le-ta, mo-i-nho, sa-í-da, po-e-si-a.
Então quando você perceber que as vogais são pronunciadas com a mesma intensidade, elas não podem ficar na mesma sílaba.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке