Retiro Zen Budista com Monja Coen em Nazaré Uniluz

Описание к видео Retiro Zen Budista com Monja Coen em Nazaré Uniluz

Com imenso carinho recebemos anualmente a Monja Coen, em Nazaré Uniluz, para o Sesshin - Retiro Zen Budista.
Confira abaixo alguns trechos da entrevista que fizemos com ela em novembro/2016:
“Eu vivi muitos anos em Comunidade, num mosteiro no Japão e numa Comunidade nos Estados Unidos, e eu sei que é difícil a vida comunitária. Quem olha de fora acha que é tudo muito bonito, muito alegre, mas sabemos a dificuldade que é conviver com os nossos semelhantes. E eu só tenho a agradecer o que vocês conseguem fazer isso muito bem aqui e que nos recebem de uma forma muito amorosa e muito atenta...
...e eu adoro os quartinhos individuais, a maneira tão simples como tudo é feito, o tijolinho aparente, a fiação pelo lado de fora, a simplicidade que está presente em cada detalhe da construção, das obras.
...Tudo muito simples! E o trabalho que todos fazem, estamos todos juntos nisso, todos se integram na mesma proposta. Mas acho que a coisa principal é a simplicidade! A simplicidade dos ensinamentos, a simplicidade da maneira de viver, da alimentação, do quarto... Sabe, é tudo aquilo que nós precisamos ter! Isso é suficiente, é uma noção de suficiência! Que é diferente de excesso, não tem excesso, não tem extra, e isso pra mim é muito importante. Um lugar onde o essencial está presente!
A nossa vida é servir, nós estamos aqui para servir uns aos outros. Se eu pensar só em mim, definitivamente eu vou sofrer muito, é o que a gente chama de corrupção. Aquele que está com um coração roto, partido, que não vê o todo, então, no momento em que nos dispomos a nos servir uns aos outros nós estamos facilitando a vida, estamos percebendo que “intersomos”, é uma palavra que eu gosto muito...
...eu não existo sozinha, nada existe por si só, tudo está em relação a tudo mais. O servir altruisticamente não quer receber nada em troca. Eu vou servir a mesa, vou servir as pessoas, vou receber bem as pessoas, não porque elas vão gostar de mim, vão me dar presentes ou me dar carinho, mas pelo prazer de estar junto. E isso aqui em Nazaré a gente sente!”

Комментарии

Информация по комментариям в разработке