Economia Ecológica: O Legado de Nicholas Georgescu-Roegen

Описание к видео Economia Ecológica: O Legado de Nicholas Georgescu-Roegen

Artigo produzido por Thiago Santos da Silva para a disciplina de Teorias de Desenvolvimento com o professor Adriano José Pereira no Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria.

Nicholas Georgescu-Roegen conheceu Schumpeter na universidade de Harvard em meados de 1946 quando Schumpeter estava no auge de sua carreira como economista. Georgescu, que era matemático especializado em estatística, passou a olhar o mundo de uma forma jamais vista a respeito do paradigma correlacionado com a economia, de que o sistema econômico é um subsistema da biosfera e poderia estar relacionado com a termodinâmica e não necessariamente com a física mecânica, e isso o tornou incompreensível para sua época. A segunda lei da termodinâmica, a Lei da Entropia, afirma que a energia tende a se dissipar, impossibilitando sua utilização por completo para gerar trabalho e Georgescu passou a observar a relação da entropia com os processos econômicos. A partir deste material busca-se um caminho para a compreensão dos conceitos em economia ecológica de uma maneira simples e precisa com a intenção de esclarecer os leitores quanto a visão de Nicholas Georgescu-Roegen.

Referências Bibliográficas
CECHIN, A. A natureza como limite da economia: A contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen. São Paulo: Senac; Edusp, 2010.

GEORGESCU-ROEGEN, Nicholas. O Decrescimento. Editora Senac São Paulo, 2012.

MERICO, Luiz Fernando Krieger. Introdução à Economia Ecológica. Editora da FURB, Blumenau, 1996. Coleção Sociedade e Ambiente 1.

SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

Captação de imagem e audio: Anderson de Souza

Комментарии

Информация по комментариям в разработке