15 de dezembro de 1890 - Touro Sentado é morto nos Estados Unidos - Hoje na História

Описание к видео 15 de dezembro de 1890 - Touro Sentado é morto nos Estados Unidos - Hoje na História

Em 15 de dezembro de 1890, o chefe indígena norte-americano Touro Sentado é morto em combate com a polícia dos Estados Unidos. Junto com o filho, Pé de Corvo, o líder da nação sioux resiste à prisão na na reserva de Standing Rock, no Dakota do Sul, e ambos são mortos. Seus corpos são enterrados no Dakota do Norte, mas em 1954 os restos são removidos para o Dakota do Sul.

Um dos mais famosos líeres nativos dos EUA do século XIX, Touro Sentado (nascido Tatanka Iyotake) era um feroz inimigo dos anglo-americanos desde jovem. Profundamente devotado às tradições de seu povo, acreditava que o contato com os não-índios minava as energias e a identidade dos sioux, o que os levaria a uma decadência inevitável.

De 1850 até a morte, Touro Sentado simboliza a resistência contra os “caras-pálidas” que buscavam ouro em suas terras. Os sucessivos conflitos entre os colonizadores e as nações autóctones tinham como causa os recursos naturais, a posse da terra e o próprio estilo de vida. Touro Sentado liderou a resistência sioux contra a incursão dos brancos nas terras indígenas, que frequentemente terminava em guerra. A mais famosa das batalhas aconteceu em Little Big Horn, em 25 de junho de 1876. O combate terminou com a aniquilação das cinco divisões da 7ª Cavalaria do general Custer pelos sioux e pelos cheyennes.

Veja a matéria completa em: https://operamundi.uol.com.br/politic...
----
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é [email protected] (Razão Social: Última Instancia Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
   / @omundi  

Se você acha importante que um site brasileiro se dedique a conteúdos como este, apoie Opera Mundi! Faça uma assinatura solidária em http://operamundi.uol.com.br/apoio 🙂 #EuApoioOperaMundi
_

Siga nossas redes sociais:
Facebook:   / operamundi.br  
Twitter:   / operamundi   (@operamundi)
Instagram:   / operamundi.br  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке