Steamboat Bill, Jr
Marinheiro de Encomenda
ou O Herói do Rio
ou Capitão Bill Jr
EUA - 1928 - pb - 71 min
Direção: Charles Reisner, Buster Keaton
Roteiro: Robert Hopkins, Lew Lipton, Ernest Pagano
Elenco: Buster Keaton, Dorothy Sebastian
Gênero: comédia, drama, romance
Idioma: mudo com legendas em português
Sinopse:
Dois barqueiros disputam passageiros em River Junction: o capitão William Canfield e o poderoso John James King. Um dia o filho de William chega à cidade e apaixona-se logo por Marion King, a filha do rival.
A ideia original para o filme veio do colaborador de Charlie Chaplin , Charles Reisner , que era o diretor. Keaton, que dirigiu ou co-dirigiu muitos de seus filmes anteriores, foi um co-diretor não creditado neste projeto. Em junho de 1927, Keaton viajou para Sacramento, na Califórnia , e gastou mais de 100.000 dólares em construções, incluindo um píer. Os planos originais pediam um final com uma sequência de inundação, mas devido ao devastador Dilúvio do Rio Mississippi em 1927 , o produtor Joseph Schenck forçou Keaton a cortar a sequência[carece de fontes]. Keaton também gastou mais US $ 25.000 para a cena do ciclone, que incluiu sets na rua e seis poderosas máquinas eólicas Liberty. A cena do ciclone custou um terço do orçamento total do filme, estimado entre US$ 300.000 e US$ 404.282. O próprio Keaton, que calculou e executou suas próprias cenas de ação, foi suspenso por um cabo do guindaste que o arremessou de um lugar para outro como se estivesse no ar.
As filmagens começaram no dia 15 de julho de 1927, em Sacramento. A produção atrasou porque Keaton quebrou o nariz em um jogo de beisebol. O filme inclui a façanha mais famosa de Keaton: uma fachada de prédio inteira desmoronando ao redor dele. A janela aberta do sótão se encaixa perfeitamente em torno do corpo de Keaton quando ele cai, chegando a centímetros de achatá-lo (Keaton realizou um feito similar, embora menos elaborado, em seus primeiros curtas-metragens One Week e Back Stage ). Keaton fez a cena com uma fachada real de duas toneladas e sem truques.
No final das filmagens, Schenck anunciou a dissolução da Buster Keaton Productions. Keaton filmou a cena arriscada, não se importando se ele vivesse ou morresse, depois dizendo "Eu estava com raiva na época, ou eu nunca teria feito". A marca no chão dizendo a Keaton exatamente onde ficar para não ser esmagado era um prego. Keaton disse mais tarde que filmar a tomada foi uma das suas maiores emoções.
É um dos poucos filmes de Keaton que faz referência à sua fama. Na época das filmagens, ele havia parado de usar seu chapéu pork pie, sua marca registrada, com uma copa curta e plana. Durante uma cena inicial em que seu personagem experimenta uma série de chapéus (algo que foi copiado várias vezes em outros filmes), um vendedor de roupas coloca rapidamente o chapéu característico em sua cabeça, mas ele rapidamente o rejeita, jogando-o fora.
WIKIPEDIA
Информация по комментариям в разработке