Exercício para o cérebro

Описание к видео Exercício para o cérebro

Exercício para o cérebro: sabe qual o melhor? É quando a gente faz atividade física! Sim, é muito bom se exercitar, a gente retarda o envelhecimento do cérebro, diminui riscos de várias doenças...previne Alzheimer, demência, diminui ansiedade, faz bem pra tudo! Mas por quê? Nesse vídeo explico melhor sobre como isso funciona no nosso organismo.

Para o coração, por exemplo, sabemos que a atividade física previne infarto, porque aumentamos a necessidade de bombeamento do sangue para o corpo – com mais intensidade ele se torna um coração mais forte e mais econômico. Por isso os atletas têm frequência cardíaca mais baixa. Com menos esforço, ele dá conta da circulação. Explico tudo isso em detalhes no vídeo. A questão é que a saúde do corpo melhora como um todo, quando você se exercita.

Mas por que a atividade física pode até reverter perdas de memória em pacientes com transtornos cognitivos leves? Uma linha de pesquisa interessante propõe que isso tem a ver com nossa história como espécie.

No passado, começamos a andar em pé e você não sabe o quanto isso foi difícil. Demoramos a fazer isso: precisamos nos equilibrar e calcular nossos passos, por exemplo. O cérebro sempre precisou se esforçar nesse sentido. Andar na esteira, por exemplo, é diferente de andar na rua, que oferece ainda mais desafios – desviar de obstáculos, de carros, bicicletas. Outra coisa importante é que nossos antepassados andavam bastante na busca por comida. Em termos cognitivos isso nos exigiu bastante: estimulou o desenvolvimento do cérebro e até o surgimento de partes novas, como o córtex-frontal.
Se você não usa partes do seu cérebro, ele atrofia. E quando você faz atividade física, você consegue reverter isso. Os neurônios se multiplicam, mas desde que a gente estimule adequadamente: devemos fazer atividades físicas mais desafiadoras, como por exemplo caminhar pelo bairro, ou, para quem anda de ônibus, descer um ponto antes...

O impacto da atividade física na nossa saúde geral é enorme. O sedentarismo mata! Doenças cardiovasculares (que têm entre principais causas sedentarismo e má alimentação) matam 5 vezes mais que homicídios no Brasil. E olha que temos medo de bandidos, mas não temos medo do sofá e do pacote de salgadinhos... não é?

Compartilhe esse vídeo com aquele amigo que tem dificuldade de abandonar o sedentarismo, quem sabe isso pode ser um estímulo pra caminhar pelo bairro?
-------------------------------
A gente se encontra nas minhas redes sociais:
-- Facebook:   / danielbarrospsiquiatra  
-- Instagram:   / danielmbarros  
-- Twitter:   / danielmbarros  
Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674 Facebook: Daniel Barros Psiquiatra
Instagram: @danielmbarros
Twitter: @danielmbarros

Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674

Комментарии

Информация по комментариям в разработке