TENSÃO ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA | Entenda de forma fácil

Описание к видео TENSÃO ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA | Entenda de forma fácil

⚡️ Comunidade FERA - O curso de formação de Eletricistas Residenciais mais completo da internet, confira:
➽https://professoremersonleite.com/com...

⚡️ MGO (Máquina Geradora de Orçamentos) - Ferramenta que irá te ajudar a realizar PRECIFICAÇÃO e ORÇAMENTOS de forma automática, confira:
➽https://professoremersonleite.com/mgo

⚡️ Fale comigo pelo WhatsApp
➽https://professoremersonleite.com/wha...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
TENSÃO ELÉTRICA E CORRENTE ELÉTRICA | Entenda de forma fácil

Tudo que utilizamos no nosso dia a dia, seja no trabalho, na rua ou em casa, depende diretamente da eletricidade para funcionar. Vemos e convivemos com equipamentos elétricos e nem sempre entendemos o ocorre para que eles funcionem.
Neste vídeo eu te mostro de forma simples e didática qual a diferença entre a tensão elétrica e a corrente elétrica, grandezas as quais muitas pessoas confundem ou não possuem embasamento para compreender o que são e a diferença entre elas. Entenda de forma fácil!

Para conhecermos e entendermos os conceitos fundamentais destas grandezas é primordial que saibamos o básico sobre a estrutura dos átomos, visto que são deles a origem da eletricidade.

Todo material, seja ele condutor ou isolante, é constituído de partículas microscópicas indivisíveis agrupadas através de ligações atômicas, dando origem às moléculas e consequentemente à matéria. Estes átomos são constituídos basicamente de núcleo, sendo dividido por prótons e nêutrons, e a eletrosfera onde ficam os elétrons em torno do núcleo. É interessante salientarmos que os elétrons são atraídos pelo núcleo através de uma força eletrostática.

Com base nisso, podemos afirmar que todo material é repleto de elétrons em sua estrutura, estes são responsáveis pelas ligações entre os átomos.
Nos materiais metálicos, como cobre e alumínio por exemplo, estes elétrons ficam "soltos" na estrutura do material, ou seja, possuem facilidade de movimentação, formando o que chamamos de mar de elétrons.

Casa consigamos "arrastar" estes elétrons e concentrá-los em uma das extremidades de uma barra de cobre, teremos uma grande concentração de elétrons em uma extremidade e a falta de elétrons na outra, isso gerará um desequilíbrio entre as cargas elétricas deste material. Visto que os elétrons possuem carga elétrica negativa e os prótons carga positiva, assim teríamos uma extremidade negativamente carregada e outra extremidade positivamente carregada, como se fosse uma pilha.

Este arraste dos elétrons para uma das extremidades do material é possível e é realizada através da ação química em uma pilha, através de campos magnéticos em um gerador de uma hidroelétrica, através de calor em um termopar, através de força (peso) em uma célula piezoeléctrica em uma balança por exemplo.

Esta separação de cargas gera um desequilíbrio, logo uma DDP (Diferença De Potencial), isto significa que separando os elétrons (arrastando-os) estamos gerando uma tensão elétrica entre as extremidades deste material, assim como ocorre na pilha ou em baterias.

Ou seja, tensão elétrica é a mesma coisa do que diferença de potencial (DDP) que é a mesma coisa que força eletromotriz que é a mesma coisa do que força capaz de movimentar elétrons.

Os elétrons ao serem separados, são automaticamente atraídos pelos prótons, ou seja, as cargas positivas tendem a atrair os elétrons novamente para as posições de origem com o objetivo de retornar o equilíbrio no material. Por isso a tensão também é conhecida como força eletromotriz. ISSO É TENSÃO ELÉTRICA.

Quando as extremidades carregadas são conectadas através de um condutos, temos então o movimento dos elétrons, saindo da parte negativa e indo de encontro à parte positiva com o objetivo de chegar ao equilíbrio.
Este movimento dos elétrons é conhecido como CORRENTE ELÉTRICA.

Ou seja, a corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons livres em busca de equilíbrio.
Durante este movimento dos elétrons percebemos que as cargas, ou os equipamentos, irão realizar trabalho, como calor, luz ou movimento por exemplo. Tudo isso em decorrência da corrente elétrica circulando por eles.

Importante lembrarmos que a tensão elétrica tem a unidade de medida VOLT, por isso recebe o apelido Voltagem. A corrente elétrica por sua vez possui a unidade de medida AMPÉRE, por isso recebeu o apelido de amperagem.

RESUMINDO:
Tensão elétrica é a força capaz de movimentar elétrons. Dada em VOLT
Corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons livres em busca de equilíbrio, dada em AMPÉRE.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке