Conheça nosso Curso ''Mentalidade Empreendedora Passo a Passo'': http://passoapassoempreendedorcursos....
JOHN PAUL DEJORIA é um grande exemplo do poder do empreendedorismo. O empresário literalmente deixou uma vida de sem-teto para se tornar bilionário.
Tudo começou com uma ideia, coragem e persistência com uma ideia relativamente simples.
John Paul Jones DeJoria nasceu em 13 de Abril de 1944 em Los Angeles, California, nos EUA.
Filho de imigrantes, sua mãe era grega e seu pai italiano, e ambos foram para os EUA em busca de uma vida melhor. Porém, o casal não permaneceu junto por muito tempo. E a separação dos dois culminou no abandono de John por parte de seu pai, quando ele tinha apenas 2 anos.
Devido à ausência do pai, sua mãe teve de se desdobrar para garantir a subsistência dos dois.
Ainda assim, desde a infância, John Paul ajudou a mãe a conseguir dinheiro para manter o lar da família. Ele conta que aos 7 anos vendia vasos de flores, aos 9 cartões de natal, flores, doces, entregava jornais, e tudo mais que pudesse gerar um dinheiro extra.
Durante sua adolescência, sua mãe entendeu que não podia mais submeter o filho a aquelas condições, e o levou para um abrigo público, em que ele poderia ter assistência social, e uma estrutura que lhe provesse o básico.
Na escola, ele sempre apresentou dificuldades. Ele conta que em um determinado momento seu professor de Matemática lhe afirmou que ele nunca teria sucesso na vida, e que ele nunca serviria para nada.
Sem enxergar um futuro melhor, John Paul se envolveu com vários grupos de moradores de rua, e passou boa parte de sua adolescência andando com os mais diversos grupos de rua. Sem estrutura ou valores familiares, ele conta que aqueles grupos foram muito importantes em sua vida, pois lhe deram uma sensação de pertencimento que até então ele nunca havia desfrutado.
Ainda assim, cansado de uma vida sem perspectiva, ele decidiu se alistar para a Marinha Americana, e por lá serviu durante dois anos.
Dispensado da marinha, ele sonhava em se tornar dentista, mas não pôde se dedicar por conta dos altos custos da Universidade. Além disso, por ter estudado sempre em escolas públicas e por ter tido dificuldades na vida acadêmica, ele não se habilitava para conseguir uma bolsa de estudos.
Dessa forma ele passou os anos seguintes pulando de trabalho em trabalho.
Nesse período ele trabalhou como faxineiro, frentista e posteriormente como vendedor de seguros e também vendedor de enciclopédias Collier de porta em porta.
Além de trabalhar desde cedo, ele também formou família ainda muito jovem, e se tornou pai aos 20 anos de idade, logo após deixar a Marinha.
2 anos depois, a história foi semelhante. Sua esposa o largou, e ele se tornou o único responsável pelo filho de apenas 2 anos de idade.
Para completar, ele vivia uma vida financeira conturbada, e a única coisa que lhe restou foram as roupas e um carro velho.
Vale lembrar que nos EUA os carros são consideravelmente mais baratos do que no Brasil, quando comparados também à renda da população local.
Orgulhoso, ele decidiu não pedir ajuda para amigos ou familiares. E nesse período ele conta que recolhia latas e garrafas vazias e trocava por arroz, batata ou por latas de sopa pronta.
Mesmo com esse conjunto de dificuldades, ele conseguiu se reerguer e voltou a prover o básico para o filho, trabalhando fortemente como vendedor de porta em porta. Porém, a vida continuou dura para John e seu filho.
Nos anos seguintes ele somente ganhou dinheiro para sobreviver, e em 1980 estava novamente sem esperança e praticamente sem dinheiro. Novamente, ficou desabrigado, e somente contava com um automóvel, com mais de 20 anos na época, e praticamente sem valor comercial. Mesmo se vendesse o veículo, ele ficaria sem onde morar. E também sem uma forma de se locomover para realizar vendas de porta a porta.
Porém, dessa vez, o futuro empresário tinha um sonho e um amigo que tinha a grande esperança dos dois. Esse amigo era Paul Mitchell, um cabelereiro escocês que também já acumulava fracassos na vida. Anos antes, ele tinha tentado lançar sua própria marca de cosméticos, mas não teve êxito.
Информация по комментариям в разработке