O presidente da República Jair Bolsonaro, 64 anos, concedeu entrevista ao programa Poder em Foco. A gravação foi em 16 de dezembro e o programa foi exibido em 22 de dezembro de 2019.
Na entrevista, Bolsonaro disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “já é carta fora do baralho” para as eleições de 2022. Segundo o militar, o petista “não é cabo eleitoral para mais ninguém”.
“Olha, o Lula, mesmo que ele não vá à prisão e continue em liberdade, já está condenado em 2ª Instância. Não vai disputar as eleições. Ele não é cabo eleitoral para mais ninguém. Quando eu andava pelo Brasil na pré-campanha, era recebido nos aeroportos por milhares de pessoas. A imprensa não noticiava isso. O Lula agora, nas suas poucas andanças pelo Brasil, é criticado, é vaiado. Então, eu acredito que o Lula já é uma carta fora do baralho”, afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro também abordou na entrevista as eleições municipais de 2020. Disse que pode manifestar apoio a algum candidato e vir a “subir em 1 palanque”. Mas ainda não declara quem deve apoiar em São Paulo. Descarta apoio à deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) –antiga aliada que deve disputar a prefeitura da capital paulista: “Boa sorte para ela”.
O presidente acha que seu governo merece nota 7 no 1º ano. Para ele, faltou mais articulação, o que seria reflexo da inexperiência de alguns ministros, os quais não mencionou nomes.
Durante cerca de uma hora de conversa, Bolsonaro elogiou a atuação dos ministros Paulo Guedes (Economia), Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Abraham Weintraub (Educação), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), André Mendonça (Advocacia Geral da União) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).
Também falou sobre indicações para o Supremo Tribunal Federal, reforma tributária, novo mercado de gás e privatizações. Ainda rebateu críticas ao programa Verde e Amarelo e a seus comentários em relação ao pedido de fim em anúncios em jornais. Segundo ele, "a bronca" é com a Folha de S.Paulo.
Bolsonaro chamou de “fake news” reportagens que o acusam de ser “homofóbico, racista, fascista, de não gostar de nordestino, xenófobo”. Afirma que em seu governo “não há perseguição a minorias”. E repetiu uma ressalva, sempre presente em suas declarações: “Só não queremos que a minoria dite as regras para nós, maioria”.
Falou sobre seu estado de saúde, sequelas da facada, enfrentamento da apneia do sono, distúrbio grave com o qual foi diagnosticado.
Leia relato sobre a entrevista completa de Jair Bolsonaro: http://poder360.com.br/poder-em-foco/...
Assista a todas as entrevistas do Poder em Foco: • Poder em Foco
O programa Poder Em Foco é produzido e exibido diretamente do SBT em Brasília. Além da exibição em rede nacional, a atração também é transmitida nas plataformas digitais do SBT Online e na íntegra no canal do YouTube do Poder360.
━━━━━━━━━━━━━━━━
Inscreva-se no canal do Poder360 e fique por dentro de assuntos sobre política e poder.
Acesse o jornal digital: https://www.poder360.com.br/
Assine nossa newsletter: https://www.poder360.com.br/newsletters
Curta o Poder360 no Facebook: / poder360
Siga o Poder360 no Twitter: / poder360
Siga o Poder360 no Instagram: / poder360
Информация по комментариям в разработке