MESTRE PASTINHA - ENTREVISTA 1964 por Helina Rautavaara

Описание к видео MESTRE PASTINHA - ENTREVISTA 1964 por Helina Rautavaara

MESTRE PASTINHA
ENTREVISTA e fotos de 1964 por Helina Rautavaara em roda de capoeira realizada dentro da academia do mestre, no Pelourinho no dia 2 de Julho, dia da Independência da Bahia.
Nesta entrevista, Mestre Pastinha fala sobre a sua academia e a capoeira de angola.

E quando é questionado pela entrevistadora sobre a relação do candomblé com a capoeira, Pastinha responde que ambas fazem parte da identidade do negro, da cultura do povo baiano, e mesmo que muitos sacerdotes da religião jogam capoeira, e vice versa, o Candomblé é uma religião opcional como todas as outras religiões são e que a capoeira é uma luta, dança, mandinga de corpo, cultura. Portanto são coisas distintas.

Sobre os Mestres Bimba, Waldemar e Caiçara quando é perguntado repetidas vezes, Pastinha responde que sobre os Mestres somente eles próprios poderiam falar sobre eles.

E que tanto a angola quanto a regional eram capoeiras e que todas as duas tem o mesmo valor e que devem ser respeitadas, pois são parte da cultura ancestral do negro na Bahia.

No áudio da gravação, se percebe a bateria de músicos da capoeira, alunos do mestre Pastinha tocando e cantando no momento exato da roda.

Precioso registro, para todos nós brasileiros e amantes da arte capoeira e de sua história.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке