Fala meu encarregado. Hoje vou te ensinar como utilizar o manifold analógico de forma correta, você vai aprender o que significa essas numerações e vou te dar algumas dicas de boas práticas na hora da utilização do seu instrumento.
O manifold é um equipamento muito utilizado na climatização. Ele serve para aferir a pressão e temperatura do fluido dentro do sistema. Com o manifold, é possível regular o fluido refrigerante e fazer ajustes necessários para garantir o bom funcionamento do equipamento. Essa sim é uma ferramenta muito essencial que não pode faltar na maleta do refrigerista.
Para ter uma utilização correta e segura, você precisa examinar o manifold para garantir que não haja danos visíveis, como rachaduras nas mangueiras, vazamentos ou problemas nas válvulas. Certificar-se de que o equipamento está em boas condições para uso.
Ele é composto por 2 manômetros, sendo um de baixa pressão, esse é representado pela cor azul e um manômetro de alta pressão, representado pela cor vermelha. Observe que abaixo de cada manômetro e no centro tem saídas. Esses são os locais onde você conecta as mangueiras. A do centro vai ser a mangueira de serviço que é onde você vai fazer os procedimento de vácuo, carga de fluido ou pressurização. Já as mangueiras laterais são onde vai o equipamento.
Aqui também tem duas válvulas, quando você abre a válvula azul, é liberado passagem do centro para o lado azul, já quando você abre a válvula vermelha, vai ser liberado o acesso do centro para o lado vermelho, quando você fecha as válvulas, fica apenas o acesso de cada manômetro livre. Essa parte é simples de entender.
Meu encarregado, agora que você sabe o que e como o manifold é composto, vou te explicar como ele funciona.
Observe que existem várias numerações nos manômetros, vamos entender logo o que cada escala dessas representam.
A escala de fora está em PSI, nesse caso aqui, então em toda essa régua aqui está sendo representado o PSI.
Ao lado da escala de PSI está a escada de BAR. Se formos nos aproximando do centro, vemos que tem as escalas de temperaturas e os fluidos. Mas o que essa escala quer dizer? Que cada um desses fluidos a uma determinada pressão, está evaporando ou condensando a temperatura que está sendo mostrada.
Vou te dar um exemplo melhor. Se estivermos trabalhando com o fluido R-410a a uma pressão de 130 PSI, observe que o ponteiro se alinha com a escala de temperatura que é aproximadamente 4°C.
Um detalhe é que cada manifold tem um tipo de fluido diferente, aí você me pergunta e se o meu não tiver o fluido que eu estou trabalhando? Você pode estar utilizando uma régua de conversão, existe um aplicativo da danfoss que consegue converter ou também na caixa das garrafas de fluido você consegue essa tabela. Bacana né?
Agora como eu tinha falado, vou passar umas orientações de boas práticas para utilização do manifold, antes de começar verifique se seu instrumento está calibrado, ou seja, se ele está zerado, caso não esteja, você vai necessitar abrir essa tampa da frente, observe que tem um local que parece a cabeça de um parafuso fenda. Com uma chave de fenda da ponta fina, você vai encaixar no local e vai girar levemente para um lado e ver qual movimento o ponteiro faz, se ele estiver se afastando do zero, você deve girar para o outro lado até ficar em cima do zero. Pronto, seu instrumento está calibrado, faça isso para os dois manômetros.
Agora analise as borrachas de vedação das mangueiras se estão em bom estado e um detalhe bastante importante é fazer o ajuste do acionador que tem nas mangueiras, esse ajuste é feito de acordo com o equipamento que você vai utilizar, já aconteceu comigo de não fazer esse ajuste e acabar não conseguindo fazer a leitura do fluido, então meu amigo, ajuste essa pecinha pra não passar perrengue.
Информация по комментариям в разработке