"MADE IN BRAZIL: CORPO EM SEUS CONCEITOS" [ Marca Registrada,1975. Letícia Parente]

Описание к видео "MADE IN BRAZIL: CORPO EM SEUS CONCEITOS" [ Marca Registrada,1975. Letícia Parente]

"Made in Brazil: Corpo em seus conceitos" é uma produção audiovisual desenvolvida por Bia Henriques & Letícia Anunciação referente ao trabalho "As mulheres na Ditadura" da matéria de LMIS (Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural). A proposta das professoras Elissangela e Gislaine foi para que os alunos produzissem objetos manualmente que representasse mulheres que viveram a Ditadura Militar no Brasil e sofreram a repressão dessa época. Dentre as diversas personalidades femininas optadas pelos estudantes, a artista e pesquisadora, Leticia Parente, foi a escolhida por Bia e Leticia para ser representada. Parente é considerada uma das pioneiras da videoarte no Brasil, expressão artística que combina elementos de arte visual, performance, som e tecnologia para criar obras que desafiam as convenções estéticas e oferecem novas formas de engajamento com o público. O objeto confeccionado pela dupla aparece em alguns momentos durante o vídeo e consiste em duas meia-calças bordadas com linha vermelha escrito "Made in Brazil", o mesmo está escrito na performance de Leticia Parente chamada "Marca Registrada", de 1975.
.
.
"Essas produções manuais nas aulas de Laboratório são sempre muito animadas e desafiadoras. Bordar essa meia não foi tão fácil quanto pensei que seria, ainda mais fazer com ela no próprio corpo para deixar o processo mais parecido com a versão original da performance. Eu e a Lê gostamos muito do resultado, modéstia a parte achamos muito criativo! O problema surgiu mesmo quando nos disseram que iriamos expor os objetos no sábado letivo. "Onde vamos deixar essas meias esticadas? Não dá para ficar parada horas na sala só porque o nosso objeto faz parte do nosso corpo!" Pensei algo mais ou menos assim😂 Então, exata uma semana antes eu sugeri a Lê para que gravássemos uma videoarte, não sei bem se foi isso o que saiu, mas a ideia do vídeo performático aparentemente deu certo!
Sobre o nome "Made in Brazil" é obviamente em referência à performance de Letícia Parente, onde ela faz essa critica a violência, controle e repressão exercidos sobre os corpos, principalmente os femininos, durante o Regime Militar, logo ao bordar na própria pele ela consegue destacar a mensagem do suportar a dor como resistência e traz questões sobre a identidade brasileira. Com a continuação "Corpo em seus conceitos", acompanhado pela canção "Amarelo, Azul e Branco" de ANAVITORIA feat. Rita Lee (com algumas pequenas modificações na letra feitas por nós para ajudar na comparação objeto-canção) ao fundo, reforça os vários significados que o corpo possui: a liberdade de expressão do corpo, autoaceitação e visualizar o povo brasileiro como um só corpo o contraste de todos" ~ Bia Henriques


//FICHA TÉCNICA//

Produção
Bia Henriques
Letícia Anunciação

Gravação
Agnes Freitas

Vozes (Cover Amarelo, Azul e Branco - ANAVITORIA feat. Rita Lee)
Laura Dias
Malu Coutinho
Agnes Freitas
Bia Henriques
Letícia Anunciação

Participações especiais
Cibelly
Clarissa
Elissangela
Esteffany
Fernanda
Gislaine
Letícia Politi
Thauani
Madu
Joseane
Sabrina

Performance Original
   • Marca Registrada - Leticia Parente  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке