Neste vídeo você vai saber como deve ser feito o tratamento da pessoa com doença de Parkinson ou mal de Parkinson, quais as modalidades terapêuticas que utilizamos para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, incluindo moderna e interessante técnica de cirurgia que você precisa conhecer!
Visite meu site:
https://www.drsergiodantas.com.br/doe...
O tratamento da doença de Parkinson representa um grande desafio para toda a equipe médica e de outros profissionais assistentes. Até o momento, ainda não existe a cura desta enfermidade, entretanto, existem formas de tratamento que devem ser usadas em conjunto para aliviar os sintomas, aumentar a autonomia e melhorar a qualidade de vida da pessoa acometida pela doença.
Qual o tratamento para pacientes com doença de Parkinson ?
A estratégia de tratamento de pacientes com doença de Parkinson fundamenta-se em 3 pilares: medicamentos, reabilitação motora e cirurgia.
Medicamentos
Os medicamentos específicos prescritos pelo neurologista para aliviar os sintomas da doença de Parkinson, fornecem a dopamina ( neurotransmissor ) que está deficiente no paciente e é necessária para o bom funcionamento do cérebro, especialmente da parte que controla os movimentos do corpo. A levodopa é o principal exemplo.
Outros medicamentos agem aumentando a disponibilidade de levodopa no cérebro. Existem drogas que mimetizam, reproduzem o efeito da dopamina na comunicação entre as células nervosas ( neurônios ), chamadas de agonistas dopaminérgicos.
Estas diferentes classes de medicamentos podem ser usadas de forma isolada ou em associação, dependendo da fase da doença, tipo e intensidade dos sintomas e tolerância do paciente a determinadas drogas.
Com a progressão da doença, a tendência é o neurologista diminuir o intervalo entre a tomada dos medicamentos ( aumentando a frequência ) e associar algumas drogas, em razão do encurtamento do tempo de efeito da medicação ( com o tempo, o remédio vai perdendo o efeito sobre os sintomas ),contribuindo para o surgimento das flutuações motoras e das discinesias ( movimentos involuntários que ocorrem no corpo ,complicação do uso da levodopa ).
*O tratamento deve ser feito de forma multidisciplinar, podendo envolver outros especialistas como geriatra, psiquiatra, urologista, reumatologista, entre outros, dependendo dos sintomas do paciente.
Cirurgia
A neurocirurgia funcional exerce um importante papel no tratamento dos pacientes com doença de Parkinson que não apresentam controle satisfatório dos sintomas com a medicação otimizada. Desta forma, a cirurgia de Parkinson oferece ao paciente novas e interessantes perspectivas para o controle dos sinais motores da doença, melhora de sua qualidade de vida e resgate de sua autonomia.
Graças ao desenvolvimento da biotecnologia, existem dispositivos eletrônicos ( eletrodo semelhante a um chip conectado a um marcapasso ) que quando implantados no paciente , permitem o que chamamos de estimulação cerebral profunda (DBS-Deep Brain Stimulation), melhorando o tremor, a rigidez muscular, a lentidão dos movimentos e as discinesias causadas pela levodopa. A cirurgia também permite a redução na tomada de medicamentos.
Para facilitar o seu entendimento sobre como é feita a cirurgia de Parkinson, chamada de estimulação cerebral profunda (DBS-Deep Brain Stimulation), preparamos um vídeo ilustrativo e bem realista do procedimento que mostra também como funciona esta técnica de neuromodulação. Clique no vídeo que aparece aqui no vídeo para ver a animação da cirurgia.
A formação técnica associada a experiência do neurocirurgião na realização deste tipo de cirurgia, são fatores essenciais para o bom resultado clínico.
Reabilitação motora
Os pacientes com doença de Parkinson devem manter a atividade física de forma regular e diária desde o início dos sintomas, assim, devem ser estimulados a praticar natação, caminhada e exercícios físicos preferencialmente com orientação profissional.
O principal objetivo da fisioterapia e da terapia ocupacional no tratamento da doença de Parkinson é reduzir a velocidade de progressão das limitações físicas no paciente, adaptando os exercícios a cada etapa evolutiva da doença.
Fonoaudiologia no tratamento de pacientes com doença de Parkinson
Alguns pacientes podem apresentar diminuição no tom da voz ( voz baixa ou inaudível ),dificuldade em articular as palavras e dificuldade para deglutir ( engolir a saliva e alimentos ),favorecendo o aparecimento de pneumonias aspirativas.
Compartilhe este vídeo: • COMO TRATAR A DOENÇA DE PARKINSON: GU...
#tratamentodeparkinson #cirurgiadeparkinson #estimulacaocerebralprofunda
Информация по комментариям в разработке