Escalada Agulha do Diabo - Um Climb inesquecível

Описание к видео Escalada Agulha do Diabo - Um Climb inesquecível

AGULHA DO DIABO - CLIMB Você sabia?

Antes de sua conquista, era chamada de "Penhasco Fantasma" e renomeada pelos seus conquistadores como Agulha do Diabo.

Começaram a conquista em 1939 e finalizaram em 29 de junho de 1941. Ficou a cargo de Giuseppe Toselli o último lance da conquista, integrantes do Clube de Excursionistas Carioca (CEB).

A Agulha do Diabo é considerada uma das escaladas mais lindas do mundo. Além do seu cume pontiagudo, ela fica cravada no meio da Serra dos Órgãos, cercada pelos paredões de diversas montanhas como a Pedra do Sino e o Garrafão.

Um dos trechos mais conhecidos é o lance do cavalinho, uma fenda em diagonal para a direita, que dá acesso ao interior da unha. Esse lance pode ser feito deitado, geralmente “minhocando” de barriga para baixo, ou "pagando barra” com os pés no vazio ou em aderência.

Outro lance bastante conhecido é a chaminé da unha, uma grande chaminé com abertura para os dois lados, que termina na pontinha da unha, quase no cume. E após a chaminé da unha, vem o cabo de aço com pé em total aderência para finalizar essa escalada híbrida linda.

O cume dessa montanha é um dos mais bonitos da Serra dos Órgãos, onde cabem até 6 pessoas.

A Agulha do Diabo é uma formação rochosa com 2.050 metros de altitude, localizada na cidade de Guapimirim no estado do Rio de Janeiro. O pico fica dentro dos limites do parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Seu acesso dá-se pela subida da Pedra do Sino, acessando na portaria da Parnaso em Teresópolis/RJ.

CROQUITECA CEB - Agulha do Diabo
Dificuldade: D2 4º V (A0(2)/VI) C E3
Conquistadores: Giusepe Toseli, Roberto Menezes de Oliveira, Raul Fioratti, Gunther Buchheister e Almy Ulissea;
Ano da Conquista: 1941
Altura do cume: 2050m
Chaminé da Unha: mais ou menos 25m
Tipo de escalada: Chaminé, entalamento, aderência, cabo de aço.
Dificuldade técnica: moderada

INFORMAÇÕES SOBRE NOSSA ESCALADA*
Agulha do Diabo - bate e volta

Entramos na portaria do parque as 7h, preenchemos o termo e subimos a estrada da barragem para estacionar o veículo e começar a aproximação.

Na trilha da pedra do Sino entramos na bifurcação da cota 2000 aonde sai da trilha principal e acessa o caminho para o mirante da agulha e pedra da Cruz (caminho das orquídeas).

Após o Mirante do inferno, aonde temos a primeira vista da agulha do Diabo inteira, entramos numa parte de trilha que é uma grota chamada de Geladeira, muito íngreme e com pedras soltas, somente escaladores fazem este percurso, visitantes do parque vão até o mirante.

Distância de aproximadamente 8,5km até a base da escalada com o tempo de aproximadamente 4horas.

Fizemos a ascensão no estilo escalada de aventura, que consta em curtas enfiadas com proteções fixas e alguns pequenos domínios com proteção de corpo, Utilizando técnica de escalada em aderência no início depois trechos horizontais e técnicas de oposição e chaminé.

Chegando no lance do cavalinho, que pode ser feito montado ou por fora pagando barra, Mad fez o lance por fora pagando barra eu fiz entalada na fenda, metade do corpo dentro e metade fora com o pé da parede, após a chaminé da unha e por último o lance do cabo de aço para chegar ao cume da Agulha. Levando aproximadamente 2h30min de escalada até o cume.

No retorno foram feitos 5 rapéis até a base onde se leva em média 1h30min para descer até a base da Agulha e começar a trilha de retorno até a barragem.

Totalizando aproximadamente 14horas de atividade.

Meu parceiro de escalada foi o Alexandre(apelido Mad) ótimo escalador, me passou as orientação em todos os Lances, super indico, baita escalador. Quando venho a Teresópolis escalar, costumo ir com meu amigo e proprietário da Terras altas expedições Daniel Müller, porém devido a uma lesão no tornozelo não pode me acompanhar e indicou o Mad, que supriu a altura a falta de meu amigo, ambos baita escaladores.

Vou deixar aqui o contato de ambos, caso vocês precisem de um excelente guia para Climb ou Trekking em Teresópolis/RJ.

Muriqui Montanhismo Alexandre Pontvianne (Mad)
(21) 9.6921.1733
@Muriqui_montanhismo

Terras altas expedições Daniel Miller
(21) 9.8638.3857
@terrasaltasexpedicoes

*verificar o valor das atividades e disponibilidade de horário.
#agulhadodiabo
#escaladaagulhadodiabo
#mirantedoinferno
#teresopolis

Комментарии

Информация по комментариям в разработке