SITE DA AXT: https://eletr.co/axt_151023
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
07 TERMINAIS ELÉTRICOS que não podem FALTAR na MALETA de um ELETRICISTA! ⚡💡
Meu querido, você sabia que existem dezenas de terminais elétricos diferentes, para diversos tipos de seções nominais e principalmente para aplicações diversas?
A André, mas eletricista raiz não usa terminal, isso é coisa de nutella.
Gente, gente, o uso de terminais em bornes a parafuso não só garante uma conexão elétrica mais segura e confiável, como também separa os homens dos meninos. Ou melhor, separa o eletricista profissional do pica fio né!
Por isso, no vídeo de hoje vamos mostrar uma listinha com 7 terminais elétricos altamente necessários para nossa área e suas principais aplicações na prática.
E chegou mais um carregamento de terminais AXT para reposição do nosso estoque maravilhoso.
Enquanto vou organizando-as aqui no estúdio, vou aproveitar para detalhar algumas e fazer aplicações.
O primeiro da lista é o terminal do tipo ilhós ou como alguns conhecem, do terminal tubular.
Esse terminal é formado por um tubo de metal oco, de cobre eletrolítico, onde devemos inserir o condutor e depois, com o auxílio de uma alicate, crimpar este tubo.
Esse modelo de terminal é o que mais utilizamos em uma instalação e são fornecidos nas medidas de 0,5 a 50mm².
Este tipo de terminal também pode ser encontrado como terminal do tipo ilhós duplo, para quando existir a necessidade de fixarmos 2 cabos em um mesmo ponto, como por exemplo, na saída de um disjuntor.
Já o segundo da lista é o terminal do tipo olhal ou do tipo anel.
Eles são bastante utilizados para conectar os condutores naqueles barramentos chatos ou em locais onde seja necessário fixar o condutor diretamente a um parafuso.
Também feito em cobre eletrolítico com isolação em PVC., eles são encontrados nas medidas de 0,5 a 35mm². Sua crimpagem é feita com alicate catraca específico e sempre na parte pré-isolada
Porém meu querido, não confunda esse terminal que é pré-isolado com aqueles terminais que utilizamos muito quando vamos fazer o sistema de aterramento e também para conectar cabos mais pesados aos disjuntores e componentes de proteção.
Neste caso, utilizamos o terceiro da nossa lista que é o terminal de compressão. E esse terminal meu querido, você encontra com a opção de 1 furo ou de 2 furos e nas medidas de 6 a 500mm². E uma curiosidade é que podemos ter dele mais longo para 2 compressões e mais curto para 1 compressão apenas.
Já o quarto item da nossa lista são os terminais do tipo garfo ou forquilha.
Estes são muito utilizados na conexão de máquinas de ar condicionado e na ligação das fontes colmeias, muito usadas para alimentação de câmeras de CFTV, fitas de LED e fechaduras elétricas. Na parte de comandos elétricos é uma mão na roda na hora de ligar contatores e demais componentes, visto que os bornes exigem esse tipo de contato. Ele também é um terminal pré-isolado, sua crimpagem segue o padrão do modelo anterior e encontramos nas medidas de 0,5 a 6mm², fabricados em cobre eletrolítico e isolação em PVC.
E como quinto na nossa lista temos os terminais do tipo Faston.
Esse modelo é muito usado no ramo automotivo para ligar terminais de relés.
Eles são bem práticos pois permitem a desconexão facilmente Também são pré-isolados e a compressão é igual aos anteriores. Estão disponíveis nas medidas de 0,5 a 6mm², além de também serem fabricados em cobre eletrolítico e possuir isolação em PVC.
Agora, se você precisar fazer uma emenda de prolongamento em um condutor ou uma emenda entre um cabo rígido e um cabo flexível, você pode o sexto da nossa listagem que é o terminal de emenda isolado.
Ele vai facilitar o seu trabalho e irá garantir que você faça uma emenda rápida, como um acabamento excelente e com a segurança que você não teria usando uma fita isolante. Você encontra esses terminais nas medidas de 0,5 a 6mm², com isolação em PVC e fabricados em cobre eletrolítico.
E caso você precise de fazer emendas em cabos de seções maiores, entra o sétimo item da lista que é a emenda de compressão. Essa bruta aqui vai de 6 a 500m², e a sua compressão é claro, deve ser feita com uma ferramenta hidráulica adequada, e a gente recebeu alguns brinquedinhos pra testar em breve, aguardem!
Ah, lembrando hein turma, as emendas de cabos não são permitidas dentro dos eletrodutos.
Elas devem sempre ser feitas dentro das caixas de derivação ou passagem.
Информация по комментариям в разработке