XIII EPED: Análise da Bibliografia da USP e seus Impactos na Comunidade Discente

Описание к видео XIII EPED: Análise da Bibliografia da USP e seus Impactos na Comunidade Discente

A apresentação dos resultados de pesquisa intitulada: “Análise da bibliografia do primeiro semestre da Faculdade de Direito da USP: impactos na comunidade discente”, pelas autoras Graziele Charleaux, Augusta Nobre e Alanna Foltram ocorreu no dia 29 de agosto de 2024 e contou com a presença das pesquisadoras e de Daniel Biagio, um dos coordenadores do Núcleo DDD, como ouvinte e responsável pela gravação e ata do evento.
O GT 13 - Pesquisas empíricas em Direito e Educação no XIII Encontro de Pesquisas e Estudos em Direito (EPED), no qual o artigo foi apresentado, foi coordenado pelas professoras Isabela Fadul de Oliveira (UFBA) e Súllivan dos Santos Pereira (Unicamp). Além disso, a professora Ludmilla Ribeiro Mendonça Lopes Ribeiro (UFMG) e a pesquisadora Quéren Samai Moraes (FGV Direito SP) também participaram das discussões, enriquecendo o debate com suas contribuições e questionamentos.
O artigo buscou investigar os efeitos da bibliografia do curso do primeiro semestre da FDUSP na vivência universitária dos alunos, especialmente daqueles ingressantes por meio de políticas de cotas, visando a promoção de um diálogo entre discentes e docentes em torno de mudanças no conteúdo curricular. A metodologia utilizada envolveu questionários direcionados a estudantes do primeiro semestre do curso. Dentre os achados, a pesquisa identifica que, apesar das mudanças no perfil dos discentes, o currículo mantém um viés tradicional e elitista, com bibliografias majoritariamente compostas por autores brancos e masculinos e de caráter tecnocrata. As autoras do artigo apontam que, dentre as respostas recebidas, os alunos revelam experimentar dificuldades com os textos pela tecnicidade e pela falta de representatividade entre os autores. Por fim, concluem que há uma relação casuística entre a dificuldade de aprendizado e perpetuação das desigualdades com os textos e autores referenciados. Constatam, dessa forma, um afastamento do ensino jurídico da realidade plural dos alunos.
Durante a apresentação, foi discutida a relevância da bibliografia utilizada no primeiro semestre da Faculdade de Direito da USP e seus impactos na formação dos alunos, destacando o papel central dessa fase inicial como o primeiro contato dos discentes com o ambiente acadêmico. O trabalho foi elogiado pelas coordenadoras e pela audiência, com menção especial ao aprofundamento das questões discutidas na apresentação.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке