Teste camião Scania 540S METEORA - a alternativa aos V8

Описание к видео Teste camião Scania 540S METEORA - a alternativa aos V8

Teste e review do novo camião Scania 540S Meteora, por Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive e a acompanhar-nos neste percurso, esteve Mikael Jederud, um dos profissionais da Scania responsáveis pelos camiões teste de longo curso.

Conteúdo:
00:00 - Intro
00:34 - Cabine S
06:09 - Tipologia carga
08:04 - Inicio viagem
11:12 - pronunciar Scania correto!
11:50 - Nova caixa de velocidades
15:45 - Alternativa ao V8
17:40 - Interiores
26:09 - Cruise Control Pulse&Glide
32:50 - Chegada Madrid
34:24 - Consumos
35:12 - Conclusões

Acompanhe as notícias no nosso website: https://automotiverevista.com/

© Revista Automotive. *Autorizada a livre partilha do vídeo*

O Scania 540 S incorpora os mais recentes desenvolvimentos da marca do Grupo Traton, no que diz respeito à cabine e à cadeia cinemática. Vindo diretamente da Suécia para Portugal, a Revista Automotive teve a oportunidade de testar este modelo no trajeto de Lisboa até Madrid.

A cabine, modelo S, é a maior cabine da Scania tendo sido reformulada. Dispõe agora de maior espaço interior, por comparação com a anterior versão. Este aumento resulta de estruturas mais eficientes, o que contribui para que as cabinas da nova geração tenham agora mais de 5 cm de comprimento internamente e que as alturas dos tetos sejam mais elevadas: mais 16 cm. Os quatro degraus de acesso e a abertura das portas a 90º, são também características da cabine S.

O aspeto aerodinâmico conta no consumo de combustível, assim este modelo Scania 540 S incorpora alguns full extras no que diz respeito a defletores de ar e saias laterais. Tudo cuidadosamente integrado para otimizar o mínimo de arrasto aerodinâmico, sem esquecer o semirreboque que, neste modelo testado, estava equipado com as chamadas saias laterais.
Pelas 14h30 partimos da sede da Scania Portugal, em Vialonga, em direção à nova sede da Scania Hispania em Madrid.

Os camiões de teste são tão importantes para a Scania que cada um tem um nome, a exemplo dos navios. Este chama-se Meteora e estava carregado com 40 toneladas de peso bruto. A acompanhar-nos neste percurso, esteve Mikael Jederud, um dos profissionais da Scania responsáveis pelos camiões teste de longo curso.

Logo nos primeiros quilómetros foi possível sentir uma grande diferença no volante. A nova direção elétrica assistida da Scania proporciona uma agradável leveza no volante, que quase faz-nos esquecer que transportamos 40 toneladas. Outro fator de adicional de sensação de leveza é o potente motor de 540 cavalos, que apresenta uma resposta muito imediata, sobretudo graças à nova caixa de velocidades G33CM.

Motorização alternativa ao V8?

Este motor DC13 166 de 540CV (seis cilindros em linha) representa a versão mais recente, e mais potente dos motores Scania de 13 litros. Recorde-se que a geração anterior de motores 13 litros da Scania só atingia o máximo de 500CV. Com esta subida de cavalagem, o motor de 13 litros em linha passa a ter mais cavalos que a motorização V8 de entrada de gama, que dispõe de “apenas” 530CV.

A dúvida põe-se: é preferível optar pelo motor de 540CV em linha ou o V8 de 530CV? A resposta é simples: depende da aplicação! O motor DC13 166 é mais leve do que um motor V8, disponibilizando assim maior capacidade de carga para o transportador. Este motor de 540CV pode ser uma alternativa aos V8, quando o fator a ter mais em conta para o transportador seja a capacidade de carga ou os pesos dos eixos dianteiros. Em termos de condução, este 540 S assemelha-se muito a um V8 na rapidez com que ganha velocidade.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке