Dando sequência à série de artigos referentes a construção da Ponte Rio Niterói, ou Ponte Presidente Costa e Silva, apresentaremos neste artigo 45, dados dos processos executivos, das estruturas da Ponte Sobre o Mar.
Os dados desta série de relatórios, foram extraídos do livro editado pelo DNER, por ocasião da comemoração do décimo aniversário de operação da ponte, em março de 1984, e do conhecimento e lembrança deste que vos apresenta.
As fotos foram copiadas do livro mencionado acima e do livro Ponte Rio Niterói 50 anos, editado pela Concessionária Ecoponte.
A série de artigos sequentes, tem um significado especial, para este que vos apresenta.
Fui o Superintendente de Construção pelo Consórcio Construtor Guanabara Limitada, CCGL, responsável pela construção das obras civis da Ponte Rio Niterói.
Após a cura da emenda de tubulão concretado, o guindaste suspendia o tubo pré-moldado mais a seção concretada, soltava o quadro da trava, arriava o conjunto, e travava novamente.
Eram executadas mais uma ou duas emendas no tubulão, até seu assentamento em terreno firme, no fundo do mar.
Sobre a última emenda, era chumbado um anel, com parafusos de espera, em todo o perímetro, para apoiar e prender, a campânula do serviço com ar comprimido.
O tubulão continuava travado.
Em virtude da extensão do assunto tratado, este será continuado no artigo 46.
Caso tiverem dúvida sobre o apresentado, façam suas perguntas, terei o maior prazer em responder.
Façam perguntas, responderei com prazer.
Se os amigos tiverem curiosidade ou procurarem mais detalhes sobre esse tipo de montagem, podem perguntar, que procuraremos informar.
Se gostaram, espalhem para os amigos e comentem.
Faço essas apresentações, com o objetivo, de difundir o conhecimento, para técnicos e engenheiros, que se dedicam, ou querem se dedicar, na construção de obras de grande porte.
Amigos e amigas inscrevam-se no canal. Curtam, comentem e compartilhem, com os amigos.
Estou disponível para consultoria, palestras e no que necessitar
[email protected]
Gratidão para @DeCacreativa e @engelsmiranda
Информация по комментариям в разработке