Evolucionismo Cultural X Culturalismo: a construção do pensamento antropológico

Описание к видео Evolucionismo Cultural X Culturalismo: a construção do pensamento antropológico

A antropologia ― como a sociologia e demais ciências sociais ― busca entender o indivíduo no contexto de suas relações sociais. Para entender o que ela traz de diferente, é necessário conhecer brevemente a sua história, o que nos leva ao século XIX, quando os europeus ganhavam buscavam conquistar novos territórios na África e na Ásia, em um processo conhecido como NEOCOLONIALISMO. Este ímpeto colonial levou os europeus a se depararem, cada vez mais, com hábitos e costumes de outros povos. Por óbvio, este contato não se fez sem rusgas ou conflitos, como vocês já sabem. As diferentes formas do ser humano de se organizar socialmente, politicamente e culturalmente foram alvos de intensas disputas ― basta lembrar, por exemplo, da tentativa europeia de “catequizar”, com sua religião cristã, os povos colonizados. É nesse contexto histórico que surge a ANTROPOLOGIA: uma CIÊNCIA QUE BUSCA COMPREENDER ESSAS DIFERENÇAS CULTURAIS, observando as diversas formas de organização de parentesco, as religiões, os rituais e as manifestações culturais. Para alcançar esse objetivo, o conceito de cultura ganhou centralidade nas discussões dos antropólogos. Por isso, vamos tentar entender como alguns deles entendem a cultura? Nesta videoaula, conheceremos duas perspectivas fundamentais sobre a ideia de cultura: o EVOLUCIONISMO CULTURAL (ou social) e o CULTURALISMO (também conhecido como particularismo histórico ou relativismo cultural).

Além da aula, aconselho que façam a leitura das páginas 68, 69 e 70 do livro didático de vocês (especialmente as subseções intituladas "Antropologia Evolucionista" e "Culturalismo: trajetórias e percursos culturais"). Vale, também, ler o material adicional disponibilizado para vocês (em PDF) na plataforma Google Classroom.

Ah! Não esqueçam de fazer anotações no caderno. Este conteúdo, especificamente, merece atenção especial: façam mapas mentais, glossários e tentem apreender cada detalhe!

------------------------------------------
Professor Marcos Henrique Amaral

Facebook: fb.com/marcoshenriquesa
Instagram: @marcoshenriquesa
Twitter: @marcuti

Комментарии

Информация по комментариям в разработке