Mary Wollstonecraft | Eunice Ostrensky e Maria Lygia Quartim de Moraes

Описание к видео Mary Wollstonecraft | Eunice Ostrensky e Maria Lygia Quartim de Moraes

Mary Wollstonecraft e o documento fundacional do feminismo: atualidade e limites
Com Eunice Ostrensky e Maria Lygia Quartim de Moraes
Mediação de Sarah Bonfim

📕REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER, de Mary Wollstonecraft
☛ https://bit.ly/3EfnHyW

📰 Quem foi Mary Wollstonecraft?
☛ https://bit.ly/3fC526w

🚩 Quer ler o PREFÁCIO de Maria Lygia Quartim de Moraes para REIVINDICAÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER, de Mary Wollstonecraft? Cadastre-se já e receba um MINILIVRO GRATUITO em seu e-mail!
☛ https://bit.ly/3CpZTpi

Da reivindicação dos direitos da mulher há 230 anos aos desafios do marxismo feminista com a ascensão do fascismo no Brasil e no mundo. O já tradicional #8M da Boitempo buscará apresentar o documento fundacional do feminismo, sua atualidade e seus limites, passando pelas origens do 8 de março na Rússia, pelos conceitos de patriarcado e reprodução social, pelas contribuições do feminismo negro às questões de gênero, raça e classe, com destaque para a interseccionalidade, até chegarmos às lutas feministas no Brasil contemporâneo. Ao longo de seis debates entre os dias 7 e 14 de março, apresentaremos as obras de Mary Wollstonecraft, Aleksandra Kollontai, Silvia Federici, Angela Davis, Patricia Hill Collins, Nancy Fraser e Flávia Biroli.

EUNICE OSTRENSKY Ostrensky é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e desde 2007 é professora de Teoria Política Moderna no Departamento de Ciência Política da mesma universidade. Suas pesquisas se concentram em temas como igualdade, liberdade, dominação, propriedade, direitos, constituições e formas de organização política. Também atua como tradutora de obras do pensamento político britânico. É mãe de três filhos.

MARIA LYGIA QUARTIM DE MORAES é socióloga, militante feminista e professora universitária. Formada em Ciências Sociais pela USP (1963-66), realizou cursos de pós-graduação no Chile (1970-73) e na França (1973-75). Doutorou-se em Ciência Política pela USP (1982). Especialista em sociologia clássica, é também pesquisadora das áreas de movimentos sociais, família e gênero, direitos humanos e memória política no período 1964-85. Atualmente, é professora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e pesquisadora do Núcleo de Estudo de Gênero – Pagu, ambos da Unicamp. Coordena o grupo de pesquisa “Teoria e Militâncias Feministas” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e integra o grupo de trabalho Estado Laico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.

SARAH BONFIM é licenciada em Filosofia (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC), mestra em Filosofia pela Unicamp (2021), fez estágio de pesquisa na Universidade de Notre Dame (BEPE/FAPESP). Atualmente no doutorado, estuda o projeto educacional de Mary Wollstonecraft, com enfoque nas interfaces entre educação, liberdade e cidadania, tendo como mote o debate empenhado com Jean-Jacques Rousseau. É membra da New Voices, rede internacional de pesquisadores da história da Filosofia e assessora de comunicação do Blog Mulheres na Filosofia.

---
☛ Acompanhe a Boitempo:
LOJA VIRTUAL: https://www.boitempoeditorial.com.br/
CLUBE DO LIVRO: https://armasdacritica.boitempoeditor...
BLOG: https://blogdaboitempo.com.br/
PODCAST: https://anchor.fm/boitempo-editorial
NEWSLETTER: https://bit.ly/newsBoitempo
TELEGRAM: https://t.me/Boitempo
INSTAGRAM:   / boitempo  
TWITTER:   / editoraboitempo  
FACEBOOK:   / boitempo  

#MaryWollstonecraft #feminismo #8m #diadamulher #boitempo

Комментарии

Информация по комментариям в разработке