6 PASSOS PARA IDENTIFICAR O TRABALHO DE PARTO | MACETES DE MÃE

Описание к видео 6 PASSOS PARA IDENTIFICAR O TRABALHO DE PARTO | MACETES DE MÃE

Se tem uma dúvida que sempre pega as mães de primeira viagem é questão de saber identificar, com certeza, se está ou não em trabalho de parto. Então vamos lá, como a gente pode identificar o trabalho de parto em seis passos:

Antes de mais nada, vou acalmá-las e dizer que o trabalho de parto não chega assim, de repente. A verdade é que são várias mudanças fisiológicas no corpo que ocorrem ao mesmo tempo e que vão nos preparando por horas, às vezes dias, para o grande momento do nascimento.

• Um pouco de água vazando: Nem sempre o rompimento da bolsa é aquela coisa de cinema, com uma enxurrada de água correndo por entre as pernas. Às vezes o líquido pode descer aos poucos, quando ocorre o que os especialistas chamam de rompimento alto.

E aqui uma dica bem bacana: água da bolsa, diferentemente da urina, tem um cheiro que lembra o de água sanitária. Então, caso você não tenha desses rompimentos escandalosos, mas a água da sua roupa tenha esse cheiro e um fluxo contínuo, sim, sua bolsa rompeu e é hora de ligar para o médico para saber o que fazer.

• Queda do tampão: nosso útero tem um tampão mucoso que serve para proteger o bebê lá dentro. Esse tampão pode se soltar e ser o sinal de que o nascimento do bebê está próximo. O tampão é uma secreção bem espessa, meio parecida com gel, e talvez você perceba na calcinha ou quando for fazer xixi. Ele serve para proteger o bebê de bactérias e outras contaminações externas, mas mesmo sem ele ainda pode demorar dias para que o parto efetivamente aconteça. Então, se for isso que acontecer, ligue com calma para o seu médico para avisar e aguarde as instruções.

• Contrações mais ritmadas e fortes: as contrações, essas sim, são o maior sinal de que está chegando mesmo a hora do bebê nascer. Elas são involuntárias, a gente não tem o menor controle, mas são os músculos do nosso útero que se apertam e se soltam para fazer com que o bebê passe pelo canal vaginal e nasça.

Nem toda contração, porém, é motivo para correr para a maternidade. É preciso que elas estejam ritmadas, ocorrendo em intervalos regulares. Quando elas estiverem ocorrendo a cada 20 minutos, e caindo esse tempo, é sinal que o parto está mais próximo.

Outra dica: a contração do trabalho de parto deixa a barriga da grávida dura. Bem dura! Dura mesmo! (como se fosse uma mesa de madeira). Então, aí não tem dúvidas, é bom mesmo ligar para o obstetra.

• Vontade de ficar mais quietinha, deitada, parada: Outro sinal que pode indicar que o trabalho de parto está próximo é a mulher ficar mais letárgica, mole, sonolenta, sem a mínima vontade de fazer nada. Só querendo ficar quietinha. Se você é agitada e, de uma hora para a outra acalmou-se, fique esperta que pode estar perto o trabalho de parto. Com meu segundo filho foi bem assim.

• Dores de barriga e diarreia: Sei que esse não é um assunto legal para se abordar, afinal, é nojento, mas a verdade é que muitas mulheres, quando estão próximas do trabalho de parto, começam a fazer cocô com mais frequência e o cocô fica também mais mole. Ou seja, é o corpo já “se limpando” e se preparando para a hora de parir (afinal, será necessário fazer força e aí é melhor que não se tenha nenhuma acidente. A Natureza é sábia mesmo, né?).

• Luz de alerta – líquido esverdeado ou sangue: se vazar líquido com cor esverdeada ou você tiver sangramentos, não espere e corra para o pronto-atendimento da maternidade. A cor esverdeada pode significar a presença de mecônio, ou seja, das primeiras fezes do bebê. E isso é um indicativo que ele pode estar bem desconfortável dentro da sua barriga – para dizer de um jeito leve, entrando no chamado sofrimento fetal. O sangue, se for só uma manchinha amarronzada pode ser do tampão, mas mais que isso também é sinal de alerta e de perigo para você e para o bebê.

Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho).
Confira outros vídeos que você irá curtir:

ENTENDA OS DIFERENTES TIPOS DE PARTO
   • PARTO NORMAL, HUMANIZADO, CESÁREA OU ...  

MALA DA MATERNIDADE DA MAMÃE
   • MALA DA MATERNIDADE DA MAMÃE - MACETE...  

MALA DA MATERNIDADE DO BEBÊ
   • Mala da maternidade do bebê - o que l...  

A HORA CERTA DE SER MÃE
   • COMO SABER A HORA CERTA PARA SER MÃE ...  

MEUS DOIS PARTOS
   • Meus dois partos - Conversa de Mãe  

www.macetesdemae.com
facebook.com/macetesdemae
instagram.com/macetesdemae
twitter.com/macetesdemae
pinterest.com/macetesdemae

Produção:
http://www.laranjaazul.com.br

Maquiagem:
@nanyferreiramakeup

Music by Epidemic Sound (http://www.epidemicsound.com)
Footage by Videoblocks (https://www.videoblocks.com) and Envato Elements (https://elements.envato.com/curated)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке