Serotonina, de Michel Houellebecq, com Juremir Machado

Описание к видео Serotonina, de Michel Houellebecq, com Juremir Machado

Nesta edição: Serotonina, de Michel Houellebecq, com Juremir Machado

No quinto encontro virtual do Clube de Leitura, o jornalista e professor Juremir Machado divide com o público suas impressões sobre o humor ácido e virulento de Serotonina, de Michel Houellebecq. Lançado em 2019, Serotonina traz a história de Florent-Claude Labrouste, um personagem obsessivo que analisa a própria vida e o mundo que o rodeia com a descrença própria do espírito contemporâneo. Florent-Claude tem 46 anos, detesta o seu nome e toma antidepressivos que liberam serotonina e causam três efeitos colaterais: náusea, falta de libido e impotência. O personagem não tem problemas financeiros. O que lhe falta é uma razão para viver. A história narrada pelo próprio personagem começa em Almeria (Espanha), segue por Paris e depois pela Normandia, onde os agricultores estão em luta. A França está afundando, a União Europeia está afundando, a vida de Florent-Claude está afundando. A cultura não é mais uma tábua de salvação — nem mesmo Proust ou Thomas Mann são capazes de salvá-lo.

Sobre o autor: O escritor Michel Houellebecq, nascido Michel Thomas, é um dos autores franceses contemporâneos mais traduzidos e também um dos mais controversos. Ficcionista, poeta, ensaísta, Houellebecq é considerado o enfant terrible da literatura francesa atual. Amado e odiado na mesma proporção, seus livros são conhecidos pela abordagem de temas altamente polêmicos, que partem de uma perspectiva fortemente crítica ao contexto contemporâneo, oferecendo uma análise social contundente sobre os nossos tempos.
Seus romances Partículas Elementares e Plataforma lhe presentearam com a reputação internacional de provocador, embora sejam também frequentemente considerados como um sinal de renovação da literatura francesa. Com o livro La Carte et le Territoire, Michel Houellebecq recebeu o prêmio Goncourt de 2010, o mais prestigioso da literatura francesa

Sobre o convidado: Nascido em Santana do Livramento, RS, Juremir Machado é jornalista, escritor e professor. Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - UFRGS, também possui graduação em História pela mesma instituição. Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela Université de Paris René Descartes. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde coordenou, de 2003 a 2014, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sociologia da mídia e sociologia do imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação, história e tecnologia. É tradutor, romancista e cronista. Publicou 30 livros, três deles traduzidos para o francês. Entre suas obras estão "Anjos da perdição: futuro e presente na cultura brasileira" (Sulina, 1996), "Getúlio" (Record, 2004) e “Acordei Negro” ( Sulina, 2019 ).
A leitura prévia da obra é recomendada, mas não obrigatória. O objetivo da atividade é debater sobre a obra, o autor e as diferentes nuances de sua narrativa, em um animado bate-papo literário.

O título está disponível nas principais livrarias on-line e nas lojas dos leitores digitais. Você também pode adquirir o exemplar físico Serotonina na livraria Bamboletras, com entrega para todo o Brasil, ou através do site da Companhia das Letras.

• Oferecemos certificado de participação para os inscritos que acompanham a atividade ao vivo. Solicite o seu escrevendo para [email protected]. •

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas

Комментарии

Информация по комментариям в разработке