No vídeo de hoje, o Dr. Jean fala sobre a Endometriose, um distúrbio em que o tecido que normalmente reveste a parte de dentro do útero (endométrio) cresce em outras partes do corpo. Esse é o primeiro vídeo de uma série sobre a Endometriose que está sendo disponibilizada neste canal.
A Endometriose é uma doença extremamente frequente na mulheres. Até 10% das mulheres que estão menstruando, na fase do menacme (fase fértil), tem um quadro de endometriose, e até 50% das mulheres que apresentam dificuldades para engravidar podem possuir algum grau da doença.
Esse distúrbio é caracterizado pelo crescimento irregular do tecido que reveste o útero (endométrio) em outras partes do corpo, como nos ovários, dentro da barriga, sobre os intestinos, na bexiga, e mais raramente nos pulmões e no diafragma. Essa situação além de ocasionar dores e desconforto a mulher, também pode prejudicar a sua saúde reprodutiva.
Os sintomas relacionados a endometriose podem ser muito diversos, com os principais sendo;
Cólicas menstruais intensas; geralmente essa cólica é progressiva, e conforme a idade da mulher avança, a intensidade e a duração das cólicas também aumentam. Outras mulheres apresentam dor crônica, não somente no período da menstruação, essa dor também ganha intensidade com o passar do tempo.
Queixas intestinais no período menstrual; como a endometriose pode acometer tecidos ao lado ou sobre os intestinos, algumas mulheres apresentam alterações do hábito intestinal no período menstrual como diarreia ou obstipação, também pode haver situações de tenesmo (sensação de evacuação incompleta) e cólica intensa no momento da evacuação.
Alterações nos hábitos miccionais; em casos onde a endometriose acomete áreas sobre a bexiga, a mulher pode apresentar disúria (ardência para urinar), sensação de urgência miccional (urgência para urinar) e a polaciúria, situação em que a mulher sente vontade de fazer xixi toda hora mas em pouca quantidade.
Dor no ato sexual; quando a doença afeta o fundo da vagina, uma das principais queixas é a dor durante a relação sexual, com a dor sendo ocasionada pelo contato do pênis na região acometida, essa dor característica é um sinal importante para o diagnóstico da endometriose.
Dificuldade para engravidar; cerca de 50% das mulheres que apresentam dificuldades para engravidar sem achar uma causa, tem algum grau de endometriose, essa dificuldade pode ocorrer tanto por um fator anatômico, já que a endometriose ocasiona aderências dentro do útero, dificultando a captação do óvulo pela trompa, quanto por um quadro inflamatório, já que a endometriose é uma doença inflamatória e causa irritação do ambiente uterino, levando a uma má qualidade de óvulo e com isso aumentado a dificuldade para gravidez.
A endometriose também pode acometer o diafragma, trato respiratório e pulmão, nessas situações pode haver dor para respirar no período da menstruação, tosse, ou até hemoptise (tosse com sangue) no período menstrual. Apesar desses sintomas serem menos frequentes, geralmente sinalizam uma doença em estado mais avançado.
Ainda não há uma certeza absoluta sobre a causa da endometriose, anteriormente acreditava-se que era causado por um refluxo de sangue através da trompa para dentro da barriga, mas hoje a principal teoria é a da metaplasia celômica, que leva em consideração formação dos tecidos da pessoa quando ela ainda é um bebe dentro da barriga da mãe, já que os tecidos do útero, pulmão e tecidos de dentro da barriga pertencem a mesma origem embriológica e que talvez por uma disposição genética ocorra essa transformação dos tecidos originais em tecidos de endometriose.
Você também pode se interessar:
Miomas Uterinos: Sintomas e Tratamentos.
• Miomas Uterinos: Sintomas e Tratament...
Laparoscopia, Cirurgia de Menor Risco e Melhor Resultado Estético.
• Laparoscopia, Cirurgia de Menor Risco...
Retirada do Útero, Como Essa Cirurgia pode ser Realizada.
• Retirada do Útero, Como Essa Cirurgia...
Acompanhe pelo Instagram:
/ femmeclinicamedica
Acesse o nosso Site:
http://www.femmeclinica.com.br/
Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Médico Ginecologista. Londrina e Rolândia – Paraná
__
#endometriose #infertilidade #marçoamarelo
Информация по комментариям в разработке