Como se livrar de LESMAS e CARACÓIS na PLANTAS

Описание к видео Como se livrar de LESMAS e CARACÓIS na PLANTAS

Lesma, caracol e caramujo: um trio de bichinhos que podem aparecer, fazer um estrago considerável nas folhas e o mais incrível, você dificilmente verá um desses pequenos intrusos. Nossa jardineira Carol Costa vai contar tudo sobre esses moluscos espertos e sorrateiros.

Quando você encontra uma folha furada ou parecendo que foi "derretida" em uma parte, sobrando só a estrutura esqueletizada, pode escrever: tem lesmas e caramujos no pedaço. Antes de se desesperar, é bom entender o comportamento desses animais e assim, saber como dá pra se livrar dos seus ataques.

Esses moluscos são criaturas que gostam de áreas úmidas e evitam o sol o máximo que puderem, já que sua composição é bem aquosa. Por esse motivo, lesmas, caracóis e caramujos são bem mais ativos no finzinho da tarde e comecinho da noite. Já anota essa dica, porque pra flagrá-los em delito, é preciso vistoriar as plantas quando tudo começa a ficar escuro. Outras pistas deixadas por essa gangue são folhas esqueletizadas ou furadas e um característico rastro brilhante.

Tem algumas formas de combater essas praguinhas e, nossa louca das plantas já adianta: é preciso insistir, porque não se acaba com esses bichinhos da noite pro dia, já que lesmas, caracóis e caramujos botam muitos ovos e os deixam espalhados em cantos escondidos do jardim. Vasos vazios são perfeitos pra garantir umidade e esconderijo pra esses seres.

Usando iscas, você atrai esses moluscos e, depois de uma hora, basta removê-las com os bichinhos e jogar tudo no lixo. Cascas ou pedaços de frutas e legumes cheios de água são perfeitos pra fazer iscas, como o melão, melancia, pepino e chuchu. Espalhe esses pedacinhos no canteiro ou vaso, no finzinho da tarde e, uma hora depois, recolha as iscas com os famintos rastejantes pegos no flagra. Carol gosta desta técnica das iscas de frutas, já que pode oferecer a "colheita" pros pássaros ou descartá-las em um local aberto, pros bichinhos continuarem seu ciclo de decompor restos e servir de alimento pra outros seres.

Outra técnica também envolve fazer iscas, mas essa é um pouco mais drástica. Usando um pouco de suco, daqueles de caixinha, ou então um pouco de refrigerante, espalhe o líquido numa bandeja de isopor rasa e adicione sal. O odor adocicado da bebida atrai os moluscos e, ao beber o líquido com o sal diluído, eles acabam se desidratando e morrendo. Em ambos os casos, é preciso insistir nas iscas e usá-las várias vezes e por algumas semanas.

Pra evitar lesmas e caracóis, palhinhas protetoras sobre o substrato. Esses bichinhos não curtem muito se arrastar em superfícies ásperas e secas. Se puder, escolha principalmente a palha de arroz crua – essa é uma dica dada por profissionais. Não é fácil encontrar a palha de arroz crua, não a carbonizada, fora da região sul do Brasil. Se não encontrar esse material, você pode usar serragem. Certifique-se de que a serragem utilizada é de origem de madeireira, e evite a qualquer custo as de marcenarias. Isso porque as madeiras usadas por marceneiros são tratadas com arsênico, uma substância altamente tóxica, pra evitar ataque de cupins e outros bichos. E, você não vai querer nada com arsênico nas suas plantas, ainda mais se tiver pets, crianças ou se cultiva hortaliças e temperos.

Se você pensar que o seu jardim é um ecossistema, aí estará sua melhor forma de combater esses bichinhos: outros bichinhos! Pequenos anfíbios, lagartixas ou pássaros não dispensam moluscos que andam por aí dando sopa, então atraia e mantenha esses pequenos animais por perto. E, pra evitar o trio de moluscos, lembre-se da trinca que eles odeiam: sol, ambiente seco e superfícies ásperas!

Vídeo sobre petúnia-de-verão: https://minhasplantas.com.br/tv/flore...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке