Experimente ACORDES INVERTIDOS – Arranjo & Composição

Описание к видео Experimente ACORDES INVERTIDOS – Arranjo & Composição

Aprenda a tocar acordes invertidos no violão para incrementar suas músicas!
Esse recurso permite ideias novas para brincar com a harmonia das músicas, muito útil para arranjos e composições.

Como pré-requisitos para essa aula, recomendamos que você já tenha assistido aos vídeos:

   • O que é diminuta, aumentada, justa?! ...   (intervalos e graus musicais)

   • Decore todas as notas do braço em 1 s...   (como decorar as notas do braço)

Procure sempre avançar seguindo nossas recomendações de conteúdo prévio, pois assim não ficará nenhuma lacuna no seu aprendizado.

Um acorde invertido é aquele cuja nota mais grave (baixo) não é o primeiro grau. Por exemplo, no acorde de E, o natural é que o baixo seja a nota Mi, então se o baixo não estiver na nota Mi, significa que o acorde está invertido.

Existem basicamente 3 tipos de inversão de acordes:

A primeira inversão ocorre quando a terça é tocada no baixo. No exemplo citado acima, a terça do acorde de E é a nota G#, então o acorde de E na primeira inversão é E/G (usa-se uma barra para representar a cifra desses acordes, indicando qual nota deve ser tocada no baixo).

A segunda inversão ocorre quanto a nota mais grave é a quinta. No caso do acorde de E, a quinta é a nota Si, portanto o acorde E/B é o E na segunda inversão.

Já a terceira inversão existem quando o acorde possui uma sétima e esta é tocada no baixo. Por exemplo, se fosse o acorde E7 com a sétima menor no baixo (E7/D), seria E7 na terceira inversão.

Existem diversas formas de se tocar um acorde invertido no violão ou na guitarra. Em geral, podemos usar dois desenhos (shapes) para cada tipo de inversão começando da corda 5 (nota Lá) e dois formatos começando da corda 6 (nota Mi).

Além das variações, podemos aproveitar para brincar também com as demais notas do acorde, suprimindo a terça mais aguda quando o acorde está na primeira inversão (por exemplo), para dar um “sabor” mais peculiar ao acorde.

Para saber mais, leia o artigo: http://www.descomplicandoamusica.com/...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке