PROTEÇÃO DE SOBRECORRENTE DE FASE COM O RELÉ DA SCHWEITZER

Описание к видео PROTEÇÃO DE SOBRECORRENTE DE FASE COM O RELÉ DA SCHWEITZER

Neste vídeo, apresentamos um estudo de caso sobre a parametrização da proteção de sobrecorrente (50P) utilizando um relé da Schweitzer, o SEL 751, em um cenário hipotético. O sistema utilizado tem um transformador de 3 MVA, operando a 13800 Volts no lado primário e 440 Volts no lado secundário. Sua corrente nominal no primário é de 125,5 Ampères, enquanto a corrente de magnetização (Inrush) é de 1004 Ampères. Já a corrente nominal do gerador, refletida no primário, é de 175 Ampères.

Neste estudo, serão considerados os dois possíveis curtos-circuitos bifásicos: um de contribuição da companhia, no valor de 700 Ampères, passando pela polaridade do transformador de corrente (TC), e o outro de contribuição do gerador a jusante, no valor de 200 Ampères passando pela não polaridade do TC.

A correta parametrização da proteção de sobrecorrente instantânea torna-se crucial quando a corrente de magnetização supera a corrente de curto-circuito bifásico. Além disso, é fundamental garantir a operação contínua do gerador, mesmo diante de uma corrente de curto-circuito próxima à sua corrente nominal.

Para resolver esses desafios, ativamos a função de bloqueio de 2ª harmônica no relé SEL 751 (HBL2T) e a incorporamos na equação de trip. Durante a energização do transformador, as oscilações de frequência causadas pela corrente de magnetização podem resultar em um aumento na 2ª harmônica de até 64%. Portanto, na equação de trip do Elemento 1, incluímos a lógica "NOT HBL2T AND DIRPF", indicando que o trip só deve ser acionado se não houver identificação de aumento da 2ª harmônica e se a leitura de sobrecorrente estiver no sentido direto (Forward).

Para solucionar o problema da corrente de curto-circuito que é de contribuição do gerador, incluímos as funções "DIRPR AND 27P1T" na equação de trip do Elemento 2. Isso significa que o trip do Elemento 2 só será acionado se a corrente passar pela não polaridade do TC e se todos os elementos parametrizados para a proteção de subtensão (27) estiverem ativos, indicando a presença de um curto-circuito.

Essas configurações específicas garantem uma proteção eficaz do sistema elétrico, prevenindo disparos falsos e garantindo a operação segura do transformador e do gerador. A escolha dos parâmetros levou em consideração diversos critérios, visando assegurar a eficácia da proteção em diferentes cenários de operação e falha.

Em caso dúvidas, sugestões ou queira garantir a proteção eficiente e segura do seu sistema elétrico, entre em contato conosco!

Não se esqueça de curtir, comentar e se inscrever no canal para mais vídeos técnicos como esse.

E lembre-se... Pensou em energia, pensou Sensorless!

Комментарии

Информация по комментариям в разработке