"Peixe, pessoa, pesca", conversa entre Jonathas de Andrade e Gleyce Kelly Heitor

Описание к видео "Peixe, pessoa, pesca", conversa entre Jonathas de Andrade e Gleyce Kelly Heitor

Na mesa de conversa “Peixe, pessoa, pesca”, o artista Jonathas de Andrade e a educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor, dialogaram sobre temas que cruzam as vidas e os corpos de populações pescadoras, como percepção, técnica, ritual, afeto e morte, humano e animal, a partir do enfoque sensível da arte e da atenção prolongada da etnografia.

O encontro se desdobrou da exibição de “O Peixe”, videoinstalação do artista, que esteve em cartaz no MUPA no mês de agosto. A obra mostra uma vila de pescadores cujo ritual de abraçar os animais logo após a pesca, acompanha a passagem para a morte e atesta uma relação entre espécies pautada na força, violência e dominação.

Inédito em Curitiba, o trabalho foi exibido pela primeira vez na 32ª Bienal de São Paulo, em 2016, e desde então foi apresentado em dezenas de cidades no Brasil e no exterior.

Jonathas de Andrade nasceu em Maceió em 1982, vive e trabalha em Recife. Ele desenvolve vídeos, fotografias e instalações utilizando-se de estratégias que misturam ficção, realidade, tradição e colaborações com grupos de pessoas e comunidades.

Gleyce Kelly Heitor é licenciada em História (UFPE), mestra em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast) e doutora em História Social da Cultura (PUC-RJ). Atualmente é diretora de Educação do Instituto Inhotim.

O evento aconteceu no dia 17 de agosto de 2024, como parte do II Programa Público do MUPA, “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”.

Todos os detalhes dessa edição do Programa Público estão disponíveis no site: www.museuparanaense.pr.gov.br/Pagina/Programa-Publico-2024
-
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 | São Francisco | Curitiba
De terça a domingo das 10h às 17h30.

Para mais informações:
www.museuparanaense.pr.gov.br ou (41) 3304-3300.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке