O Baeta Neves é um dos bairros mais antigos de São Bernardo do Campo. Começou a ser formado no início do século XIX por um fazendeiro de Limeira chamado Luiz Felipe Baeta Neves, ele atraiu muitos migrantes do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Nordeste. Os novos moradores adquiriram seus lotes de terreno e ergueram as primeiras casas de madeira do bairro.
Após o loteamento e a instalação dos primeiros moradores na Vila de Baeta Neves, eles sentiram a necessidade da criação de uma capela, pois para irem à igreja era necessário ir até a matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, (viagem difícil pois as ruas ainda eram de terra). Foi então que alguns carpinteiros do bairro lideraram um mutirão junto com outros moradores, para a construção da capela. Ao final das obras a Capela passou a se chamar São José devido ao grande número de carpinteiros no bairro.
Durante décadas a capela abrigou um número cada vez maior de pessoas, devido ao crescimento do bairro no período. Com o passar dos anos a comunidade passou a ansiar pela criação de uma paróquia, uma vez que missas só eram realizadas de forma esporádica. Com a chegada do Cônego Lázaro Equini em 1955, inicia se as obras de construção da igreja, com o intuito de torná-la uma paróquia.
Em 1962 o Baeta Neves ganhou seu Cruzeiro. A cruz, a princípio de madeira, foi doada por Willy Stucker, dono da primeira serraria do bairro e que também havia ajudado na construção da igreja. O cruzeiro foi fincado no Alto do Baeta em 02 de setembro de 1962 pelos missionários redentoristas da Basílica de Aparecida que passaram dez dias em missão na Paróquia São José.
Hoje em dia a infraestrutura e excelente localização transformaram o Bairro Baeta Neves, num dos melhores lugares no ABC Paulista para morar. Reduto da classe média, o bairro possui comércio amplo e bem distribuído, além de diversas escolas, espaços esportivos e transporte. Esse conjunto de fatores tornou o Baeta Neves um dos mais procurados para moradia.
O comércio, forte na Avenida Getúlio Vargas, oferece vasta gama de produtos, como roupas e calçados, além de óticas, farmácias, cabeleireiros, restaurantes e lanchonetes, perfumarias, bazares, padarias, dentistas, academias, mercados e até um supermercado 24 horas. Lotéricas e diversas agências bancárias estão no bairro, cujas ruas trazem nomes de cidades paulistas e personalidades da região.
Uma dessas ruas do bairro é a Giacinto Tognato, seu nome é em homenagem a um dos Irmãos Tognato, (o mais velho), que fundaram uma importante indústria têxtil da região do ABC Paulista, a Tecelagem Tognato foi concebida em 1910, e em 1940 devido a seu grande crescimento no mercado ela instalou uma planta industrial ao lado da Avenida Pereira Barreto, ficando ali instalada durante 50 anos. Na década de 1990 a Tecelagem Tognato mudou de lugar, ela foi para o Km 22 da Via Anchieta.
A cultura e o esporte são outra marca forte. Na Rua Armando Ítalo Setti, está um point de esportes radicais, o Parque da Juventude abriga a maior pista de skate da América Latina. Na mesma rua, há o Centro Esportivo Geraldo Faria Rodrigues, o Baetão, utilizado para prática de natação e hidroginástica.
O vídeo acompanha o seguinte trajeto:
Avenida Armando Ítalo Setti 00:00 - 00:40
Praça Samuel Sabatini 00:41 - 00:57
Avenida Pereira Barreto 00:58 - 01:49
Avenida Getúlio Vargas 01:50 - 05:21
Rua Giacinto Tognato 05:22 - 05:53
Praça Cônego Lázaro Equini 05:54 - 07:07
Rua Giacinto Tognato 07:08 - 13:35
Rua Joana Zanola Dêgelo 13:36 - 14:33
Rua Itamarati 14:34 - 14:55
Rua Ituá 14:56 - 15:11
Rua dos Vianas 15:12 - 19:31
Rua João Alves 19:32 - 19:44
Avenida Armando Ítalo Setti 19:45 - 21:48
Este vídeo pertence a série "Conhecendo São Bernardo do Campo", para saber mais informações dos trajetos em vídeos acesse o vídeo abaixo e conheça o mapa interativo da região:
• Conhecendo São Bernardo do Campo
Информация по комментариям в разработке