[ALPA3 / ALPA4] - Alpagartas - Vídeo Institucional - Português

Описание к видео [ALPA3 / ALPA4] - Alpagartas - Vídeo Institucional - Português

A história da empresa Alpagartas começa em 1907, quando o imigrante escocês Robert Fraser associou-se ao grupo inglês Ashworth & Co. e fundou em São Paulo a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados. Um pouco antes disso, Fraser já havia fundado fábricas da Alpargatas na Argentina (1883) e Uruguai (1890).

A empresa, que em 1909 passaria a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A., começou com uma fábrica na Mooca, zona leste da capital paulista, produzindo as Alpargatas Roda e já em 1913, com o sucesso de vendas entre os trabalhadores na colheita de café, colocou suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo, mas Fraser não acompanhou esse avanço, já que em 1911 se retirou da empresa e passou suas ações para a Ashworth & Co.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, falta de matéria-prima e gripe espanhola, que deixou metade dos empregados da fábrica doentes, vieram os primeiros anos de adversidade para empresa. A fase se estenderia até a década seguinte, quando a companhia parou de produzir seu calçado de maior sucesso por conta da crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.

Como resultado, a empresa apostou em uma manobra radical e no início da década de 30 transferiu o controle acionário da São Paulo Alpargatas para a Alpargatas Argentina, foi quando voltou a produzir as Alpargatas Rodas, além de lançar os primeiros calçados de couro. Passou também a fornecer mochilas, barracas e fardas aos combatentes da Revolução de 1932. Anos mais tarde, depois de atravessar outro período de grandes desafios com a Segunda Guerra Mundial, lançou sua primeira calça jeans, a Rodeio.

O sucesso dos jingles e propagandas só aumentavam e os lançamentos seguiam pela década de 60 adentro, com as calças de brim Far West e as botas de borracha Sete Léguas, para trabalhadores da agricultura, agropecuária e construção civil. A estreia da Havaianas em 1962 foi um sucesso em todo o país, embora os chinelos só tenham se tornado um fenômeno mundial nos anos 90, quando foram relançados em uma infinidade de cores e passaram a ser um acessório de moda. Mas antes disso, nos anos 70, a empresa ainda apresentou o tênis Kichute, se lançou no mercado de artigos esportivos com a marca Topper e comprou em 1978 a Rainha, que estava no mercado brasileiro desde 1934.

A era das franquias só teria início nos anos 90, quando a companhia licenciou a Timberland, especializada em esportes de aventura, Mizuno e Nike, que fez parte do leque de marcas da Alpargatas até 1994.

Como parte da estratégia de expansão global, a empresa inaugurou em 2007 um escritório em Nova York e deu início a uma série de aquisições: comprou 60% da operação argentina, 30% da Osklen e a pernambucana Dupé, assumindo a liderança do segmento de sandálias no país. No ano seguinte inaugurou escritórios comerciais na Espanha e em 2009 no Reino Unido, França e Itália.

2009 também foi o ano do reposicionamento da marca Topper, que passou a ser unisex e dedicada a vários esportes, como tênis e rugby. Mas sem excluir o promissor mercado do futebol, com patrocínio dos clubes Atlético Mineiro, no Brasil, e Estudiantes, na Argentina.

Três anos depois, a empresa mudou seu nome, de São Paulo Alpargatas passou a se chamar apenas Alpargatas. Também se consolidou como líder do mercado de calçados na América Latina com a compra de 91,5% do capital das operações na Argentina.

Em nova manobra estratégica, a Alpargatas anunciou em 2015 a venda das marcas de calçados esportivos Rainha e Topper no Brasil a um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard por 48,7 milhões de reais. O acordo também envolveu a venda da marca Rainha no mundo e 20% da Topper na Argentina e no mundo, com exceção de Estados Unidos e China, onde a marca foi licenciada por 15 anos aos compradores.

No mês de novembro de 2015, o grupo Camargo Correa a vendeu ao conglomerado J&F Investimentos, dona da companhia de alimentos JBS por 2,67 bilhões de reais.

Em 12 de julho de 2017, as empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant (ambas de propriedade da família Moreira Salles) e a holding Itaúsa fecharam a compra da Alpargatas por 3,5 bilhões de reais. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda em 2017.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке