#sobreovídeo
Neste vídeo, o Prof. Dr. Luiz Carneiro, cirurgião do aparelho digestivo, comenta sobre a lama biliar que é causada pelo jejum prolongado, quando a pessoa fica muitas horas sem comer. Você já sentiu os sintomas da lama biliar? Sabe quais os tratamentos? CONFIRA!
_________________________________________________________________
➡ O que é lama biliar?
Normalmente, quando você tem um jejum prolongado, muito longo e fica muitas horas sem comer, a vesícula fica muito grande porque fica produzindo e armazenando a bile para que a vesícula seja contraída e mande essa bile para digerir o seu alimento, pois a bile ajuda na digestão dos alimentos.
Então, quando você fica muitas horas em jejum, a bile perde água porque a mucosa da vesícula para torná-la mais forte puxa a água e deixa-a ficar mais pura, gosmenta e barrosa.
Pode ser um termo que a gente usa às vezes em um jejum muito prolongado.
Pacientes que ficam na UTI internados com alguma doença que precisa ficar durante alguns dias em jejum, é comum no ultrassom que se descreva lama biliar.
Nós sabemos que essa lama biliar não tem problema porque é associada ao jejum prolongado ou alguma situação associada àquele período de tratamento em que o doente se encontra.
Diferentemente dos pacientes que podem ter em função de uma bile doente a formação dessa bile mais espessa e que vai virar pedra, que vai virar cálculo, assim, você pode ter sintoma.
➡ Sintomas
O sintoma mais clássico é de digestão difícil, a pessoa fica empanzinada porque a vesícula não consegue esvaziar aquele muco gelatinoso e denso, e a bile não vai fazer a digestão.
A digestão é mais lenta, o doente pode ter sintoma e ficar empanzinado, empachado, comer um pouquinho de gordura e fritura e ficar negociando com esse bolo alimentar durante horas.
Isso faz com que ele procure um médico e se caso no ultrassom dê lama biliar, isso sim pode ser a causa do seu sintoma.
➡ Tratamento
Após analisar se é causa única, devemos tratar, pois existem medicamentos que podem fluidificar a bile, o mais comum é o ácido ursodesoxicólico, mas é um tratamento contínuo e muito longo.
Então, em geral, o que a gente recomenda é se o sintoma for muito forte e associado à lama biliar, nós podemos indicar a retirada da vesícula desde que não seja por um jejum prolongado, aquela situação clínica que nós falamos.
Então, o sintoma seria aquela digestão difícil, empachamento, a pessoa come um pouquinho e fica satisfeita e repleta, negociando com o seu alimento por horas e isso pode ser um mau funcionamento da vesícula em função dessa lama biliar.
_________________________________________________________________
✅ Gostou desse vídeo?
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
_________________________________________________________________
✱ Siga o meu perfil nas redes sociais:
https://linktr.ee/profluizcarneiro
_________________________________________________________________
➤ Veja o post completo no link:
https://profluizcarneiro.com.br/lama-...
Информация по комментариям в разработке