👉 Torcida Mega Eletrizante: https://www.cursodeeletricista.net/to...
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_content=yt1...
------
📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
👉 https://eletr.co/fala-eng?utm_content=
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔️ Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O que é melhor: FILTRO DE LINHA ou EXTENSÃO ELÉTRICA
Apesar de se parecerem, a extensão e filtro de linha são equipamentos diferentes. A principal diferença entre eles é que as extensões não protegem seus aparelhos contra sobrecarga ou curto circuito, já os filtros de linha acabam oferecendo este tipo de proteção aos seus aparelhos elétricos, já que possuem ou uma chave disjuntora ou com um fusível.
Tanto a chave disjuntora quanto o fusível interrompe a energia em caso de sobrecarga de energia e em caso de curto circuito. Assim, os aparelhos que estiverem ligados ao filtro de linha ficam protegidos e não queimam.
Em caso de queima do fusível, o mesmo precisará ser substituído. Já no caso da chave disjuntora, se ela desarmar, basta desligar e religar, como se fosse um disjuntor mesmo.
Mas aqui eu deixo uma advertência, sempre procure saber o motivo da queima do fusível ou do desarme da chave disjuntora. Você poderá estar sobrecarregando o sistema simplesmente por conectar aparelhos de mais, ou até mesmo equipamentos mais potentes do que o limite da extensão ou filtro, que em média é de 10A.
Outra diferença é que os filtros de linha geralmente têm cabos mais curtos do que as extensões, geralmente costumam ter no máximo 1 metro, já as extensões podem variar de 3 a 10 metros.
Existem modelos de filtros de linha que possuem entradas paralelas, como por exemplo, este filtro com 6 tomadas da Megatron. Este tipo de filtro é ideal para ligar plugs simples. Ela suporta uma corrente máxima de 10A e tem proteção por fusível. Além disso, ele tem este botão de liga/desliga se você desejar desligar todos os aparelhos sem ter que tirar os plugues da tomada.
Também existem modelos com entradas inclinadas em 45º, como, por exemplo, esse filtro com 3 tomadas. Este tipo de filtro é ideal para ligar pinos de tomadas um pouco maiores, como carregadores de celular ou fontes de telefone sem fio. Ela suporta uma corrente máxima de 10A e a proteção dela é feita pela chave disjuntora, que na verdade é um micro disjuntor com rearme automático. Então aqui não tem fusível que queima e depois é necessário trocar, basta desligar e religar novamente que volta a funcionar caso não tenha curto ou sobrecarga no sistema.
Procure sempre comprar um produto com certificação do Inmetro, para ter a garantia de que ele cumpre os requisitos de segurança definidos pelas normas técnicas.
Ok, André, mas lá trás você falou que esses filtros protegem contra surtos e que as extensões elétricas não, tem como provar isso?
Em partes sim, em partes não, pois infelizmente não são todos os filtros de linha do mercado que protegem contra surtos, fiquem atentos porque tem muita coisa ruim!
Para proteger contra surtos, o filtro precisa ter um componente eletrônico interno conhecido como varistor, esse componente faz o papel de “drenar” pequenos surtos e evitar a queima de um aparelho por sobretensão, ou seja quando o aparelho recebe mais energia do que foi projetado para funcionar e com isso queima.
Mas bem, a gente fez um teste simples pra mostrar um filtro protegendo, olha só:
Pegamos um taser (que é um aparelho de choque para defesa pessoal que e aplica uma alta tensão na rede) a ideia é usar essa ferramenta para simular um surto. E também cortamos um pino macho com cabo para mostrar o comportamento de um surto simulado.
Primeiro um teste direto no taser, tá tudo funcionando perfeitamente.
Agora, ligando diretamente no pino cortado, percebemos um arco elétrico saindo das pontas descascadas da tomada. Se tivesse um equipamento qualquer ligado aqui, em caso de um surto queima na hora.
Se a gente conecta esse pino agora numa extensão comum, olha só, o arco gerado pelo taser, sai normalmente nas pontas descascadas, ou seja, tá visto que a extensão elétrica não protege contra surtos.
Agora vamos repetir o teste, porém colocando a tomada no filtro de linha.
Reparem que não tem nenhuma eletricidade capaz de gerar um arco elétrico saindo nas pontas decapadas da tomada. A iluminação da chave disjuntora acende identificando que há presença de energia, mas nas pontas não sai nada, isso significa que o surto foi desviado para o varistor interno do filtro e com isso protegeu o equipamento ali conectado.
Информация по комментариям в разработке