RACISMO EPISTÊMICO, COLONIALIDADE DO SABER, EPISTEMICÍDIO E HISTORICÍDIO

Описание к видео RACISMO EPISTÊMICO, COLONIALIDADE DO SABER, EPISTEMICÍDIO E HISTORICÍDIO

Esse vídeo/aula do prof. Wallace de Moraes da UFRJ apresenta os conceitos de racismo epistêmico, epistemicídio, colonialidade do saber e de Historicídio. Desta maneira, a aula colabora para divulgar um saber antirracista, decolonial e libertário. Nessa aula o professor mostra como as categorias de colonialidade do saber, de epistemicídio, de racismo epistêmico e de historicídio se retroalimentam na justificativa e legitimidade do eurocentrismo/ocidentalismo, que em seu conjunto subordina e apaga o saber produzido por negros, indígenas e anarquistas.
O prof. Wallace nos apresenta uma crítica profunda dos pilares da Modernidade/Colonialidade, apontando como esses pilares estão baseados no racismo, na discriminação e na exploração de indígenas e negros. Mais uma vez, ele apresenta o seu lugar de fala e produz uma crítica ácida à universidade branca, autoritária, hierarquizada, estadolátrica e com um currículo eurocentrado/ocidentalizado. Por conseguinte, são disponibilizados os resultados das pesquisas acadêmicas realizadas pelo Laboratório “Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias da UFRJ”. Esse vídeo/aula explica os conceitos de colonialismo, colonialidade do poder, colonialidade do saber, de racismo, de anarquismo, atravessando os temas no interior das seguintes disciplinas: 1) História Moderna e Contemporânea; 2) Filosofia Moderna; 3) Filosofia Contemporânea; 4) Filosofia anarquista; 5) Perspectiva Decolonial; 6) Filosofia Africana e negra; 7) Filosofia indígena. Trata-se de um saber preocupado com a construção de uma sociedade justa, fraterna, democrática, com ajuda mútua, horizontal, antirracista, anticapitalista, antipatriarcal, quilombista e igualitária. Faz-se uma crítica profunda à Estadolatria, reinante no pensamento moderno, colonialista.
Assim, apresenta teses, hipóteses, metodologias e pesquisas de autores decoloniais, negros, indígenas e anarquistas. A aula parte da convicção de que podemos ajudar na construção de uma sociedade melhor, sem preconceitos e discriminações, através da educação e da troca de conhecimento.
Em resumo, a aula busca colaborar para a superação do eurocentrismo e suas categorias: racismo, patriarcalismo, militarismo, igrejismo e capitalismo. Pretendemos assim contribuir para a tão necessária luta antirracista. Teremos um olhar especial para o papel que determinados conceitos exercem para negros, indígenas e seus descendentes. Seus saberes, culturas e resistências são tratados de forma prioritária. Esse vídeo busca, do ponto de vista teórico, proporcionar conhecimento histórico e crítico de determinados conceitos que tanto ajudaram a escravizar e continuam oprimindo negros, indígenas e anarquistas, quanto entender seus próprios conceitos que visem a emancipação social. Com base nestes termos, o vídeo apresenta as categorias que justificam e sustentam a Modernidade/Colonialidade que subalternizam e discriminam negros, indígenas, analfabetos, LGBTQIA+, vendedores de força de trabalho, mulheres independentes e revolucionários de modo geral, adeptos de outras religiões que não sejam judaico-cristãos. Por fim, três princípios fundamentais guiam nossas análises: liberdade, igualdade e amor.
#racismoepistemico #decolonial

Transcrição e bibliografia disponível em:
https://otal.ifcs.ufrj.br/racismo-epi...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке