História e Explicando a Letra do Canto Alegretense (Os Fagundes)

Описание к видео História e Explicando a Letra do Canto Alegretense (Os Fagundes)

Primeiramente quero agradecer ao Ernesto Fagundes que me deu um suporte pra confirmar os fatos históricos desse vídeo! Mil gracias pela parceria! Nós somos imensamente gratos a tudo que tua família fez e faz pela cultura gaúcha.

Voltamos ao início dos anos 80 e o Antonio Augusto Fagundes, mais conhecido como Nico Fagundes, era advogado na capital Porto Alegre e, inclusive, ele trabalhava num escritório junto com o Edson Dutra, d’Os Serranos.

Certo dia, um dos colegas comentou com o Nico que teria uma audiência lá no Alegrete e perguntou pra ele: Onde fica o Alegrete? O Nico que era natural de lá, não deu coordenadas geográficas, e simplesmente respondeu: Não me perguntes onde fica o Alegrete, segue o rumo do teu próprio coração!

E essa frase ficou na cabeça do Nico, que logo pegou um papel, meteu na sua máquina e escreveu mais uns verso. Diz que em nem 10 minutos, a letra tava pronta. Então o Nico analisou, guardou em sua pasta e levou pra casa.

Tempos depois, o seu irmão Euclides Fagundes Filho, o Bagre Fagundes, foi o visitar em Porto Alegre e recebeu aqueles versos e se impressionou com eles. Tanto que levou de volta pro Alegrete pra musicar eles. Já em terras Alegretenses, o Bagre pegou a sua gaitinha 4 baixos e fez a melodia. E aqui abro um parênteses, porque o Bagre tem essa gaitinha té hoje e vira e mexe ele se apresenta com ela.

Então o Bagre mostrou pro seu pai Euclides Fagundes, que aprovou a obra dos filhos e profetizou: Essa música vai imortalizar vocês. Aí pegaram o telefone, ligaram pro Nico e tocaram o Canto Alegretense. O Nico se agradou, mas não demonstrou o mesmo entusiasmo que seu pai e seu irmão, e disse: É razoável, vocês é que são muito exagerados.

Essa música foi inscrita na 2ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, em 1981. Tocada pelo Grupo Inhanduy, que era formado pelo Bagre, pelo Ernesto e o Neto. E foi um sucesso entre o público, só que ela não foi premiada por que essa canção já havia sido apresentada algum tempo antes na Semana Crioula Internacional de Bagé, o que contrariava as regras da Tertúlia. Mesmo assim a música foi gravada e está no disco das finalistas da 2ª Tertúlia Nativista. A musica saiu do pódio mas entrou pra história.

Tempos depois em 1983, o Canto Alegretense foi apresentado pela primeira vez na televisão, no Galpão Crioulo. E nessa apresentação tá o Bagre com sua gaitinha de quatro baixos, o Ernesto e o Neto aos violões e o mais novo, ainda guri, o Paulinho no bumbo leguero.

E de lá pra cá o Canto Alegretense virou uma das marca mais tocadas nos encontros de gaúchos em todo o universo. Pra tu ter ideia, foi gravada por mais de 100 diferentes artistas e aposto que tu já ouviu pelo menos umas 300 vezes ele, e agora eu te pergunto:

Tu sabe o que significa a letra? Consegue identificar e entender todas as palavras da música?

Então agora vamos dar aquela esmiuçada na letra: https://linhacampeira.com/a-historia-...

Комментарии

Информация по комментариям в разработке