Baixar a pressão arterial sem medicamentos - controlar a pressão alta sem comprimidos: é possível!

Описание к видео Baixar a pressão arterial sem medicamentos - controlar a pressão alta sem comprimidos: é possível!

Sim, é possível baixar a pressão e controlar a hipertensão arterial sem usar medicamentos. E é sobre isso que eu vou falar contigo na pílula de saúde de hoje. Eu vou te dizer como fazer isso e te mostrar dados que comprovam que realmente é possível e dados que demonstram que muitas vezes essas coisas que eu vou te falar aqui têm mais efeito do que muitas das medicações utilizadas no tratamento da pressão alta.

** Sugestão de aparelho domiciliar para verificação da Pressão arterial - Aparelho De Medir Pressão Digital De Braço G-tech La800: https://amzn.to/3WjjMXD **

Muitas pessoas me perguntam se há alguma forma de baixar a pressão arterial sem que seja pela utilização de remédios, comprimidos no dia a dia. E eu respondo que sim. Existem várias formas de baixar a pressão sem tomar medicamentos e essas formas estão inclusive bem demonstradas em inúmeros estudos na literatura médica.

A primeira delas pode fazer baixar a pressão nas pessoas hipertensas em 5,4mm de mercúrio na pressão sistólica e 2,8mm de mercúrio na pressão diastólica. Eu tô falando do controle do sódio na dieta - e entenda por sódio aquela forma sobre a qual a gente está mais exposto no nosso dia a dia - o cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha. Vários estudos nessa área já foram realizados e o fato é esse: uma ingesta de menos de 2gramas de sal por dia reduz a pressão em pessoas hipertensas nesses níveis que eu falei a pouco: 5,4mm de mercúrio na sistólica e 2,8 na diastólica.

E tem uma outra coisa que tem um impacto ainda maior - essa chega a reduzir a pressão sistólica em até 11,5mm de mercúrio. Eu tô falando de um padrão alimentar saudável. Você já ouviu falar da dieta DASH? DASH é uma sigla em inglês para Abordagens dietéticas para parar a hipertensão. As principais orientações da dieta DASH incluem bastante fruta, folhas verdes crus, vegetais cozidos, cereais, carnes magras, aves sem pele e peixes, além de castanhas e leguminosas como feijão e lentilha. E aqui também se reforça a redução do sal de cozinha. Uma observação: eu falei que o recomendado é de menos de 2 gramas de sal por dia - só prá gente ter uma idéia - a média de consumo de sal no sul do Brasil chega a variar de 10 a 15 gramas por dia por pessoa. Então nós estamos falando de uma mudança importante nos hábitos de alimentação e principalmente da importância em se aprender a utilizar outras formas de temperos no dia a dia.

E o controle do estresse também entra nessa lista de coisas que podem ser feitas para reduzir a pressão arterial e que não dependem exclusivamente de medicações - alguns estudos que avaliaram técnicas de relaxamento e meditação mostram que é possível se obter uma redução de 4mm de mercúrio na pressão sistólica e 2mm de mercúrio na diastólica. Vai somando. No final, quando a gente soma todos esses cuidados consegue ver que de fato é possível realizar mudanças de hábitos de vida e isso impactar positivamente no bom controle da nossa pressão arterial.

Agora você vai se impressionar com as duas últimas coisas que podem ser feitas para reduzir a pressão e principalmente com o impacto delas nessa redução em números.

A perda de peso reduz de forma bem clara a pressão arterial. Mesmo que você não alcance o peso corporal desejável, o simples fato de você reduzir alguns kilos do seu peso já vai resultar na redução também da pressão - é diretamente proporcional. Prá você ter uma idéia os estudos mostram que a redução de 5kilos de peso reduz em média 4,4mm de mercúrio na pressão sistólica e 3,6mm na diastólica.

E eu deixei pro final aquela que é uma das coisas que mais têm impacto na redução da pressão arterial - a atividade física, o treinamento físico. Prá você ter uma idéia a redução da pressão arterial de pessoas com pressão alta com treinamento físico pode chegar a 12,3mm de mercúrio para a pressão sistólica e 6,1mm para a pressão diastólica... só com a realização de atividades aeróbicas de forma regular (eu vou deixar o link aqui em cima para o vídeo em que eu falo sobre a importância de caminhar - se você não assistiu, dá uma olhada depois).

E prá finalizar um alerta bem importante: isso não significa que se você é hipertenso e faz uso de medicamentos agora vai parar com suas medicações e implementar todas essas medidas porque isso vai resolver o controle da sua pressão. Não, não é isso. Se você não faz essas coisas você vai começar a fazer e continuar com seus medicamentos conforme a prescrição do seu médico. Com o passar do tempo e no andar do seu acompanhamento você e seu médico poderão avaliar o impacto dessas medidas no controle da sua pressão e aí, quem sabe, conforme a sua evolução é possível se realizar uma redução ou até suspensão orientada das medicações.
.
Dr Carlo Cunha
CRM-SC 14913 l RQE 9816
Médico de Família. Epidemiologia Clínica.
#pressão alta #vidasaudável

Комментарии

Информация по комментариям в разработке