ERRAMOS O CAMINHO NA MONTANHA

Dificuldade: E

Baixar rota: GPX

Descrição do caminho para o Parque Valentino

Os Planos Resinelli podem ser facilmente alcançados de carro. O estacionamento mais próximo do nosso caminho é aquele próximo ao arranha-céu e ao acampamento, que pode ser alcançado completando o anel viário de mão única. O estacionamento é gratuito e você sempre pode encontrar uma vaga.

Estamos na via degli Escursionisti e nosso caminho começa com o Parque de Aventuras à esquerda e o gramado à direita, onde as pessoas param para fazer piqueniques, tomar ar puro ou tomar sol.
O caminho é largo e confortável, ligeiramente íngreme e nos leva à entrada do Parque Valentino. Durante o verão também é possível ver ovelhas e cabras pastando.
Após cerca de dez minutos você chega à Casa Museu Villa Gerosa, onde você pode descobrir a natureza e a história do grupo Grigne.  Infelizmente, o museu só está aberto de maio a outubro e não todos os dias. Se você estiver no dia certo, recomendamos uma visita.

A nossa caminhada continua e entramos na floresta de freixos e faias, continuando até chegarmos a um cruzamento. Aqui você pode escolher se deseja continuar à esquerda em direção ao caminho que leva ao Monte Coltignone e é ligeiramente ascendente, ou virar à direita e seguir o caminho plano (recomendado para crianças mais novas).
Continuamos para a esquerda, pois queremos completar todo o anel. A subida é mínima, portanto também indicada para quem não está habituado a caminhar na montanha. O caminho sobe e nos encontramos diante da placa da trilha que indica Coltignone à esquerda e Belvedere à direita. A varanda com vista para a natureza do nosso território espera-nos e assim... vamos lá, pela esquerda. O caminho aqui tem algumas curvas fechadas com cercas de madeira imersas na mata, mas em menos de 10 minutos um panorama começa a se abrir aos seus olhos e atinge seu pico assim que você chega ao Belvedere.

E aqui... é realmente um mirante porque vai de Brianza aos Alpes, e os lagos Briantei estão à sua frente. Realmente um espetáculo que vai encher seus olhos e te fazer dizer “UAU, que lindo!”.
Achamos um pouco nebuloso, devido ao calor destes primeiros dias de agosto, mas ainda assim lindo.
Continuamos a caminhada pelo caminho que representa o anel inferior (o caminho plano), que nos leva de volta ao cruzamento. Ao longo deste percurso encontrará também algumas estações de trilhos de fitness. Antigamente existiam placas com sugestões de exercícios, mas já não, mas pode sempre ser interessante para as crianças vivenciar a montanha de uma perspectiva diferente.
Na volta, antes de chegar à casa do museu, há uma cabana à esquerda. Desça esse caminho para parar para admirar a Grignetta. Em seguida, continue normalmente no caminho de saída.

Este passeio circular no Parque Valentino é verdadeiramente uma excursão para fazer pelo menos uma vez na vida. Simples, fresco, interessante em qualquer época do ano e com um espetáculo que merece ser contemplado mil e mil vezes