Colheita orgânica de sexta feira

Описание к видео Colheita orgânica de sexta feira

ABÓBORA ORGÂNICA

Um dos legumes mais versáteis é, com certeza, a abóbora. Com ela, é possível fazer sopas, purês, refogados, doces, combinar com carnes, assá-la e até mesmo recheá-la.

Um alimento tão versátil, só poderia ter também muitos benefícios para a saúde.

A abóbora é rica em água e fibras, contribuindo para o funcionamento dos intestinos. Em sua rica composição, encontramos carboidratos, proteínas e baixo teor de gordura. Além de cálcio (importante para o reforço ósseo e prevenção de osteoporose), sódio (imprescindível para o combate à obesidade e anemia), potássio (responsável pelo equilíbrio de água no organismo e relaxamento muscular) e fósforo (ideal para a formação óssea, excreção regular, digestão, equilíbrio hormonal e extração de energia para o organismo). As Vitaminas A e C (antioxidante) além de Vitamina E (ideal na prevenção de doenças cardiovasculares), entre outras, também se encontram na abóbora.

Se não for o bastante, a abóbora também se destaca pela riqueza nos nutrientes ferro e magnésio, que contribuem para a boa saúde dos ossos e dos dentes.

Segundo o autor Grotto, do livro 101 Alimentos que podem salvar sua vida, o consumo regular de abóbora reduz as chances de desenvolvimento de câncer de próstata. O óleo da semente reduz a hipertensão. O consumo mais frequente está ligado a diminuição de quatro tipos de câncer: estomago, mama, pulmão e cólon.
abóbora também possui função antioxidante, evitando o envelhecimento precoce, além de anti-inflamatória.

Versatilidade e praticidade

Da abóbora, quase tudo pode ser aproveitado. Da casca às sementes. Em diferentes formatos e gostos.

Começamos pelas sementes, que servem como aperitivo, sendo um ótimo aliado para àquelas horas em que bate a vontade de “beliscar” algo crocante e saboroso, sem oferecer risco à saúde. Um verdadeiro snack natural, de muita qualidade. As sementes são ricas em fitoesteróis, que são apontados como redutores do colesterol ruim.

A casca, por sua vez, é rica em betacaroteno. E recentemente muitos chefes utilizam a casca em sopas, quiches ou levando a abóbora ainda com casca para o forno, em cubos, com azeite e alecrim. Algumas pitadas de sal, também.

Abóbora Japonesa

A Abóbora do tipo Japonesa, muito comum na culinária mediterrânea, é tão versátil quanto às versões mais populares. Mais consistentes e menos úmidas, suas receitas são baseadas em aproveitar ao máximo o seu formato mais próximo da moranga.

De casca grossa, textura delicada e peculiar gosto suave, a Abóbora Japonesa propiciou a intervenção de caramelo balsâmico em diversas receitas da alta gastronomia, fugindo do uso tradicional do legume.

Aprenda agora uma receita imperdível e bem diferente. Deliciosos tira-gostos de semente de abóbora – japonesa ou não.

Ingredientes:

1 xícara (140 g) de sementes de abóbora

1 colher (sopa) de azeite

1/2 colher ( chá) de sal ou a gosto


Como fazer:

Pré-aqueça o forno a 140 °. Forre uma assadeira com papel alumínio. Em seguida, lave e limpe as sementes de abóbora, removendo os pedaços que estiverem aderidos às sementes. Seque-as e coloque-as em uma vasilha. Misture as sementes com o azeite e o sal. Transfira as sementes para o tabuleiro forrado e espalhe bem.

Asse por 15 minutos, até que as sementes comecem a se abrir. Retire do forno e deixe-as esfriando antes de servir.

Fica uma delícia, e é muito nutritivo

Video gravado 08/11/2019

Комментарии

Информация по комментариям в разработке