Bóson de Higgs
Imagine o começo de tudo, antes de ocorrer o Big Bang, o todo se baseava em uma densidade extremamente quente e desforme, algo até um tanto quanto complexo de se definir, pois não existia matéria, ou seja, um aglomerado de partículas. Todavia existia energia, e essa energia se encontrava se acumulando em um determinado ponto. Essa posição ficou altamente densa, até que em um determinado momento ocorreu uma expansão brutal, a qual podemos ainda captar como radiação cósmica de fundo em microondas. É como se tivéssemos uma espécie de fóssil do big bang ecoando até hoje.
Entretanto, essa energia, quando ocorreu a expansão do sistema, ela passou de energia potencial para energia cinética, em outras palavras, E = mv2/2. Segundo a teoria da relatividade de Albert Einstein, essa energia cinética pode ser convertida em massa, uma vez que E = mc2, em outras palavras, a energia vai crescer indefinidamente, entretanto a velocidade da luz, apesar de ser muito grande e, de se tornar absurdamente grande quando elevada ao quadrado, ela é limitada, logo, com o aumento da energia, somente um termo da equação pode continuar a aumentar, no caso, a massa.
A massa, apesar de ser algo tangível, a mesma pode ser expressa em função de carga, ou seja, em unidades de elétron-volt (eV). No caso, mais especificamente em GeV/c2, que quando substituído na equação de energia, no termo de massa, conseguimos anular o termo vinculado à velocidade da luz, logo, E = (GeV/c2) c2, resultando em E = GeV e como E = m, então m = GeV, por simples silogismo.
A partir desse ponto, no ano de 1964, o físico britânico de partículas, Peter Higgs, propôs que deveria existir uma partícula inicial, a qual descrevesse a massa que serviu de base para criar todas as outras partículas, em especial os férmions e os bósons de calibre. Essa seria a chamada Partícula de Deus. Que depois ficou conhecida como a partícula teórica de Higgs.
Essa partícula é semi-teórica até hoje. Quando ela foi proposta não havia tecnologia suficiente para conseguir investigá-la, entretanto com a criação do LHC no CERN lá na Suissa, que é um acelerador de partículas que visa a colisão de hádrons, ou seja, partículas formadas por quarks e glúons, como prótons e nêutrons, foi possível chocar hádrons em uma velocidade espantosa. E desse choque foi possível a percepção de alguns indícios de massa, que se apresentava diferente a de quarks e glúons, ou seja, em uma faixa de 115-130 GeV. Além disso, provou-se que essa partícula misteriosa tinha paridade positiva, ou seja, se uma coordenada for alterada o sinal da função de onda não é alterado. Também se provou que o spin dessa partícula era nulo. Em outras palavras, características bastante básicas para a determinação de um bóson de calibre, assim como foi predito por Peter Higgs.
_____________________________________________________________________
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - https://amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - https://amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - https://amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - https://amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - https://amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - https://amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - https://amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - https://amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - https://amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - https://amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - https://amzn.to/3FjzBbz
12. O Sondo de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - https://amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - https://amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - https://amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - https://amzn.to/3XESEEd
Quer comprar um excelente celular? Pois então veja esse Xiaomi Redmi Note 11s 5G 128 GB Preto 6 GB de RAM: https://amzn.to/3EdZedc
_____________________________________________________________________
O canal Ciência Química! tem como objetivo sempre trazer informações científicas com grande enfoque na Química. Nos nossos vídeos você irá encontrar: Ciência geral, divulgação científica, química, astronomia, paleontologia, epistemologia, história da ciência, ensino científico, estratégias de ensino de ciências e vida acadêmica.
Abaixo estão as redes sociais do canal:
Facebook: / cienciaquimica1
Blog: https://licenciandoemquimica.blogspot...
Site sobre o meu doutorado: https://exposicaomuseal.wixsite.com/e...
Não se esqueça de interagir na comunidade do canal Ciência Química!
Agenda do Canal:
Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.
#cienciaquimica
#partículas
#ciencia
#protons
#neutron
#higgs
Информация по комментариям в разработке