Heidegger: Ser e Tempo

Описание к видео Heidegger: Ser e Tempo

Aqui você vai poder conferir um panorama geral do pensamento de Martin Heidegger, seguindo uma proposta introdutória (útil, em especial para o nível médio).

Importante notar que o filósofo alemão é normalmente lembrado como uma grande referência para: existencialismo, ontologia e fenomenologia.

Vale ressaltar que ontologia no heideggerianismo, pode ser entendida como "reflexão a respeito do sentido abrangente do ser, como aquilo que torna possível as múltiplas existências" (Opondoe-se à tradição metafísica que, em sua orientação teológica, teria transformado o ser em geral num mero ente com atributos divinos.)

Enquanto fenomenologia, de forma objetiva, seria a "descrição filosófica dos fenômenos, em sua natureza aparente e ilusória, manifestados na experiência aos sentidos humanos e à consciência imediata."

Durante o papo vamos pensar um pouco sobre a noção de "dasein", refletir sobre a ética heideggeriana, o papel da linguagem e abordar a crítica acerca de alguns aspectos marcantes da modernidade.


• Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CASANOVA, Marco. Compreender Heidegger. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva. Tradução de
Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012.

GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente – Introdução a um novo
pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. 14ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

XAUSA, I.A.M. A psicologia do sentido da vida. 2.ed. Petrópolis, Vozes, 1988.


• Outras Referências

Daniela Ribeiro Schneider. Caminhos históricos e epistemológicos da psicopatologia: contribuições da fenomenologia e existencialismo. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Vol.1 N.2 - Out/Dez de 2009 ISSN 1984-2147.

Surdi, Aguinaldo César. A fenomenologia como fundamentação para o movimento humano significativo. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal e Santa Catarina.

CONCEITOS DO EXISTENCIALISMO VISTOS SOB A ÓTICA DE MARTIN HEIDEGGER. Publicado virtualmente por: Poliana Priscila Matos Pardal.


/REDES SOCIAIS

▸ site | http://professorkrauss.com
▸ instagram |   / professorkrauss  
▸ facebook |   / professorkrauss  
▸ twitter |   / professorkrauss  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке