Orquestra Sinfônica da Paraíba proporciona uma grande noite com clima natalino, um Concerto de Natal, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e participação especial do cantor lírico Túlio Melo e do Coro Sinfônico da Paraíba.
O concerto aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Além das natalinas, esta apresentação especial foi a de encerramento da temporada 2024 e contou também com músicas italianas bastante conhecidas do grande público.
Repertório
1 - Adeste Fideles (autoria anônima)
2 - A Christmas Festival (Leroy Anderson)
3 - Valsas Sonhos nos Bosques de Viena e Asas da Fénix
(Johann Strauss)
4 - Jingle Bell Rock (Bobby Helms)
5 - 0 Sole Mio (Eduardo di Capua)
6 - Com Te Partirò, (Francesco Sartori e Lucio Quarantotto)
7 - My Way (Claude François e Jacques Ravaux)
8 - Noite Santa (Adolphe Adam)
9 - Nessun Dorma (Giacomo Puccini)
10 - Noite Feliz (Franz Gruber)
O regente
Natural de Buenos Aires (Argentina), Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Depois de atuar como docente e flautista em orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje. Foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuando como primeiro flautista, e desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE). Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do
Brasil.
É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, sendo diretor artístico e regente titular até 2010. Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife (PE), e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.
De 2014 a 2018, foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atualmente é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
O solista
Túlio Melo nasceu em João Pessoa e estudou ópera na
Universidade Federal da Paraíba e jazz na New York Jazz Academy. É cantor profissional há mais de 20 anos, tendo se apresentado em bandas de festas para eventos privados e cerimônias de casamento por cinco anos consecutivos. Também trabalhou em navios de cruzeiro por dez anos para várias empresas.
O cantor Túlio Melo atua como crooner de jazz, desenvolve projetos musicais focados no repertório italiano e canta em grandes eventos. É multi-instrumentista, arranjador e compositor, com dois albuns lançados em 2013 e 2024.
Apresenta-se em navios de cruzeiro como artista convidado e em festivais de música e eventos privados por todo o Brasil.
Coro Sinfônico da Paraíba
Fundado em 1960, é o coro oficial da Orquestra Sinfônica da Paraíba. É formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade.
Tem atuado junto à OSPB em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.
O regente - Daniel Berg possui graduação em Língua Francesa, bacharelado em Música e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba. Estudou também na UNIL (Universidade de Lausanne - Suíça), tem pós-graduação em musicoterapia e é especialista em regência pela Universidade Federal da Bahia.
Como maestro e solista, apresentou-se na Suíça, França, Alemanha, Letônia e Rússia. Como professor de educação musical, leciona musicalização infantil em algumas escolas da capital. Foi regente do coro da cidade de Gatchina, na Rússia, e professor de regência a convite da associação de regentes da Rússia, no conservatório de música em São Petersburgo, representando a América Latina.
Информация по комментариям в разработке