É TUDO CULPA DA CULTURA: ESCOLHI ESPERAR

Описание к видео É TUDO CULPA DA CULTURA: ESCOLHI ESPERAR

No senso comum, as evangélicas são constantemente vistas como cordeirinhos submissos, guiados por um pastor ou liderança espiritual. Mas esse imaginário não combina com uma realidade onde grande parte das fieis são mulheres que lideram suas próprias vidas, são chefes de família e criam seus filhos sozinhas, batalhando para ascender economicamente.

E foi nesse descompasso de visões de mundo que a Luiza Terassi Hortelan mergulhou. Ela é graduada em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Antropologia. Atualmente se dedica ao trabalho como educadora social em temáticas voltadas à adolescência, especialmente trabalho, cidadania, raça, gênero e sexualidade e é coautora dos livros Cultura, Imaginário e Representações e Sociologia: Temas e Projetos no Ensino Médio, lançados pela Editora Boreal.

Nesse episódio, vamos entender junto com ela o crescimento da preocupação de líderes religiosos do meio evangélico, com o impacto da revolução dos costumes nos modelos tradicionais de família, que culminou em um movimento que hoje está espalhado por todo o Brasil: O Eu Escolhi Esperar.

Apresentação: Michel Alcoforado
Roteiro: Michel Alcoforado
Produção e Pesquisa: Fabíola Gomes
Captação, sonorização e edição: Voz Ativa Produções
Vinheta: Estúdio Cavalo
ID Visual: Diego Oliveira
Pós-produção, mídias: Vanessa Vieira
Gestão de projeto: Carolina Piza

INDICAÇÃO DE LEITURAS
Sexualidade, família e ethos religioso, por Maria Luiza Heilborn (Editora Garamond)
Amor, desejo e escolha, por Josefina Pimenta Lobato (Editora Rosa dos Tempos)
Politics of Piety: The Islamic Revival and The Feminist Subject. Princeton University Press. Princeton e Oxford, 2005.
A grande onda vai te pegar: mídia, mercado e espetáculo de fé na Bola de Neve Church, por Eduardo Meinberg de Albuquerque (Editora UFSC)
Religiões e controvérsias públicas: experiências, práticas sociais e discursos, por Meinberg De Albuquerque Maranhão Eduardo. (Ed. Terceiro Nome e Ed. Unicamp)

Me siga nas redes sociais
instagram.com/michelalcoforado/
linkedin.com/in/michelalcoforado/
twitter.com/michelalcoforad

Комментарии

Информация по комментариям в разработке