Segmentação e temporalidades musicais

Описание к видео Segmentação e temporalidades musicais

Conversas Neuromusicais
Ciclo de palestras cujo objetivo é divulgar o conhecimento e estimular o debate em áreas de interseção entre psicologia, neurociência e música.

Palestra realizada no dia 09/04/2018 no auditório 5, bloco Beta - Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC.

Segmentação e temporalidades musicais
Marcos Mesquita

Sobre a Palestra: Partindo dos conceitos de tempo cíclico e linear da antropologia cultural, o palestrante discute as diferentes temporalidades em música. Os padrões analíticos que desenvolveu sobre a projeção do material sonoro no tempo são o fundamento dessa discussão. Complementando a palestra, são discutidos alguns conceitos cognitivos a respeito da segmentação musical, sem esquecer o contexto histórico da teoria musical.

Marcos Mesquita iniciou seus primeiros estudos musicais na Pró-Arte do Rio de Janeiro a partir de 1973, tendo como professores Esther Scliar, Felícia Wang, Homero de Magalhães e Odette Ernest Dias, entre outros. Ingresso no curso superior de composição da Escola de Música da UFRJ em 1977, concluindo-o posteriormente na classe de Hans-Joachim Koellreutter na Faculdade Paulista de Arte, São Paulo. Em Viena, durante o ano letivo 1984-85, estudos na Escola Superior de Música e Artes Cênicas. Como bolsista do DAAD, estudos na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Sttutgart entre 1985 e 1988 com Helmut Lachenmann, Erhard Karkoschka e Milko Kelemen, entre outros. Mestrado com bolsa FAPESP no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, sob orientação de Almeida Prado. PhD (musicologia), com bolsa integral Capes/DAAD, pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha, sob orientação de Siegfried Schmalzriedt. Durante o doutorado, foi bolsista da Fundação Paul Sacher da Basileia para pesquisa na coleção Helmut Lachenmann. Pós-doutorado com bolsa FAPESP na Universidade Estadual Paulista, Unesp. Atualmente é professor assistente doutor do Instituto de Artes desta universidade. Publicações no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, Itália e França. Recebeu 17 prêmios, sendo 11 primeiros prêmios, em concursos de composição, interpretação e arranjo no Brasil e na Itália. Sua lista de composições inclui mais de 80 títulos. Suas composições e arranjos têm sido apresentados na Alemanha, Itália, Dinamarca, em Luxemburgo, nos Estados Unidos e em inúmeros festivais no Brasil.

Coordenação: Patrícia Vanzella

Edição e Vinheta: Guilherme Delmolin

Mais Informações acesse:

https://neuromusica.pesquisa.ufabc.ed...

  / neuromusicaufabc  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке