APRENDA O QUE É BONIFICAÇÃO DE AÇÕES EM 2 MINUTOS | ESCOLA DO DIVIDENDO |

Описание к видео APRENDA O QUE É BONIFICAÇÃO DE AÇÕES EM 2 MINUTOS | ESCOLA DO DIVIDENDO |

Siga nosso Instragram:   / escoladodividendo  

O que é bonificação de ações e quais as vantagens?
Muitas pessoas investem em ações pensando em alcançar a liberdade financeira através do recebimento de dividendos. Contudo, os dividendos não são a única forma de uma empresa remunerar seus investidores. Por isso é importante conhecer o que é a bonificação de ações.

Quando uma empresa está passando por uma boa fase, obtendo lucros acima do esperado ela tem a possibilidade de recompensar seus investidores com a bonificação de ações. Isso pode ocorrer quando ela não deseja distribuir dividendos ou juros sobre o capital próprio, por exemplo.

O que é a bonificação de ações?
No mercado acionário a bonificação de ações é tida como uma forma de uma empresa agradar seus acionistas. Isso porque, diferentemente do pagamento de dividendos – que possui obrigatoriedade prevista em lei – a bonificação é um ato voluntário da companhia, sem muitas regras.

Ela se refere ao fornecimento gratuito de novas ações ao acionista de uma empresa, em número proporcional ao capital investido. Trata-se de uma forma de compensar o acionista, geralmente, quando a companhia está bem financeiramente.

Essa é uma prática bem vista no mercado e atrai a atenção dos investidores e especuladores. Isso porque, quando uma companhia anuncia a bonificação de ações, o número de negociações e a liquidez de seus papéis tende a aumentar – embora não seja uma regra.

Como a bonificação de ações funciona?
Se você já investe em ações, talvez conheça algumas formalidades que devem ser observadas pelas empresas antes de distribuírem proventos. Na bonificação, há a necessidade da companhia deliberar, através de uma assembleia geral, a data e a quantidade de ações que serão distribuídas.

O próximo passo é passar para o mercado essas informações por meio da emissão de um fato relevante. Ele se refere a um tipo de anúncio de mercado que permite a preparação dos investidores e interessados para os efeitos daquele evento.

No anúncio deve conter a data limite para a compra das ações que garantirão o recebimento da bonificação. O último dia em que o interessado poderá adquirir os papéis é conhecido como data “com”.

No dia subsequente, tido como data “ex”, a pessoa que adquirir uma ação da companhia não terá o direito de receber a bonificação naquela oportunidade.

Sequencialmente, na data de distribuição, a empresa fornece novas ações para os investidores, levando em consideração o capital que eles têm investido. Logo, o investidor passa a ter uma quantidade maior de ativos daquela companhia.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке