Psiquiatria forense e psicologia forense: Qual a diferença | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

Описание к видео Psiquiatria forense e psicologia forense: Qual a diferença | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

Qual a diferença entre psicologia forense e psiquiatria forense? Hoje respondo a essa dúvida da Mila Fernandes – e te convido a fazer como ela e mandar sua dúvida aqui nos comentários.

É importante saber, antes de tudo, a diferença entre psicólogo e psiquiatra: psiquiatra é médico. Depois que ele faz a faculdade de Medicina, a residência médica com especialização em psiquiatria, ele terá olhos voltados à doença – transtornos mentais, prognóstico, tratamento e consequências dessa doença. Ele atua quando as emoções, a mente e o cérebro adoecem.

Já o psicólogo estuda o psiquismo, a vida mental, de forma geral. Não estuda apenas as patologias, e sim as reações emocionais, comportamentos no trabalho, desenvolvimento infantil, por exemplo. É um campo amplo que inclui as doenças, mas não se restringe a elas.

Já o termo forense indica uma relação com a área da perícia: é fazer a tradução de um conhecimento técnico para um leigo – juiz, advogado, delegado, um operador do direito. Um psicólogo ou um psiquiatra traduz o conhecimento da mente humana para esclarecer a questão para o advogado ou o juiz atuar em questões jurídicas.

O psiquiatra trata a doença, então, quando a questão jurídica envolve um transtorno mental, é ele quem atua nessa tradução. Quando o juiz quer saber se há alguma doença da mente, o psiquiatra responde de que forma essa doença afeta suas capacidades cognitivas, por exemplo, e o quanto essa doença se desenvolveu.

O psicólogo vai além e pode falar de questões como numa disputa por guarda da criança, ajudando o juiz a entender perfis e a dinâmica familiar, ou até avaliando se há síndrome de alienação parental.

Resumindo, o psiquiatra entra em campo se há doença relacionada, já o psicólogo atua avaliando o comportamento.

O que gostamos de fazer no Núcleo de Psiquiatria Forense do Hospital das Clínicas, onde atuo, é um trabalho interdisciplinar. A complexidade do ser humano pede essa avaliação maior entre as diferentes áreas para dar uma resposta mais completa à Justiça, por isso envolvemos uma equipe com psiquiatra, psicólogo, neuropsicólogo...

Manda esse vídeo pros seus colegas da faculdade ou para quem tem interesse nessa área e faz uma maratona aqui no canal no tema Psiquiatria Forense.

---------------------------------------------------------------------------------

A gente se encontra nas minhas redes sociais:
-- Facebook:   / danielbarrospsiquiatra  
-- Instagram:   / danielmbarros  
-- Twitter:   / danielmbarros   Facebook: Daniel Barros Psiquiatra
Instagram: @danielmbarros
Twitter: @danielmbarros

Daniel Martins de Barros
RQE 62264
CRM/SP 100.674

Комментарии

Информация по комментариям в разработке