9ª Sinfonia de Beethoven (Ode à Alegria) – legendas em português e alemão – Versão reduzida

Описание к видео 9ª Sinfonia de Beethoven (Ode à Alegria) – legendas em português e alemão – Versão reduzida

Liberada versão do meu último vídeo apenas com os melhores trechos da música (sem introdução, explicação ou contexto histórico)!
Link para a versão reduzida:    • 9ª Sinfonia de Beethoven (Ode à Alegr...  

Este vídeo vale assistir até o final. Muita cultura e história na primeira parte; música e emoção na segunda parte: A 9ª sinfonia de Beethoven. Uma das músicas clássicas mais celebrada de todos os tempos, e que agora compartilho com uma introdução do contexto histórico e depois a música com legendas em português e alemão (que preparei com muito carinho).

Link para a versão completa:    • 9ª Sinfonia de Beethoven (Ode à Alegr...  

Este vídeo é sobre aquela que provavelmente foi a apresentação mais emocionante dessa música até hoje aconteceu em um concerto histórico em Berlim, no Natal de 1989, depois da queda do muro de Berlim.
Na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha perdeu para os aliados (Churchill, Gaulle, Roosevelt e Truman) no Front do ocidente e perdeu para a União Soviética de Stalin no front do Oriente. Essas duas forças naturalmente antagônicas acabaram cooperando entre elas para derrotar um inimigo em comum, a Alemanha. Porém, após a derrota desse inimigo em comum, o ocidente e o oriente voltaram a rivalizar entre si.
Embora os aliados e a União Soviética não tenham entrado em guerra aberta, iniciou-se a partir daí um período muito tenso da história do mundo conhecido como a Guerra Fria. O epicentro desse conflito foi a Alemanha, e especialmente Berlim, que foi tomada pelos aliados e pelos soviéticos e, por isso, acabou sendo literalmente dividida em duas: Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Para impedir o acesso de uma para a outra, foi construído no meio da cidade um terrível muro: o Muro de Berlin. Ele se tornou o maior símbolo da Guerra Fria e um ícone da segregação e desunião entre os povos. Impedia as pessoas de irem e virem e fazerem amizade. Era a derrota da liberdade .
Porém, em 9 de novembro de 1989, houve a queda do muro de Berlin! A União Soviética entrou em colapso e a guerra fria terminou.
Foi justamente neste momento, no Natal de 1989, quando o Muro de Berlin tinha acabado de cair; quando todos estavam em êxtase e queriam celebrar a liberdade, a amizade, a alegria e a paz, que foi realizado esse concerto de música clsconsiderado um dos mais importantes da história.
Ora, mas para essa ocasião tão especial seria preciso haver uma música estupenda, acompanhada de uma letra belíssima, e que pudessem expressar todo o sentimento desse momento e levar todos à uma catarse coletiva.
E essa música perfeita foi encontrada: a 9ª sinfonia de Beethoven.
A 9ª Sinfonia foi concluída por Ludwig van Beethoven em 1824. A inspiração do músico foi o lindíssimo poema Ode à Alegria, escrito pelo grande poeta Friedrich Schiller em 1785, e que acabou sendo justamente a letra da música. Essa canção representa então a união de duas obras primas – a música de Beethoven, o compositor, com as palavras de Schiller, o escritor. O melhor da música e da literatura alemãs unidas em uma única obra que celebra a união dos povos.
“Freude, schöner Götterfunken” (Alegria, bela centelha divina!) – diz o poema – “Alle Menschen werden Brüder” (todos os homens se tornam irmãos) Wo dein sanfter Flügel weilt (onde habitam suas asas gentis).
Para essa ocasião muito especial, foi convidado para conduzir a orquestra o Maestro Leornard Bernstein, um dos melhores de seu tempo e especialista na obra de Beethoven.
Para compor a orquestra, foram chamados músicos das nações que antes estavam em guerra e dividiam Berlin: alemães, russos, americanos, franceses e ingleses, todos tocando e cantando juntos a união e a liberdade.
E para essa ocasião especial, foi decidido fazer uma alteração na letra. Uma alteração pequena, mas muito significativa para o momento: em vez de cantar a palavra “Freude” (Alegria), como era no original, o coral cantaria “Freiheit” (Liberdade). Não há mais muro. Há liberdade. O concerto foi televisionado ao vivo para dezenas de países, a maioria dos quais estavam em guerra décadas antes, inclusive o Japão. Aquele ficou conhecido como o Concerto de Berlin pela Liberdade.

CRÉDITOS:
Ludwig van Beethoven – 9ª Sinfonia
Maestro: Leonard Bernstein
Orquestra sinfônica da Baviera (Alemanha)
e membros das seguintes orquestras:
Staatskapelle Dresden
Orchestra of the Leningrad Kirov Theatre (Rússia)
Orquestra sinfônica de Londres (Inglaterra)
Orquestra filarmônica de Nova Iorque (EUA)
Orquestra de Paris (França)

Ao vivo de Schauspielhaus (Konzerthaus), em Berlin, 1989

O concerto da celebração de Berlin (1989 – concerto celebrando a queda do muro de Berlin, a liberdade, a alegria, a paz e união dos povos)

O vídeo original do concerto pode ser encontrado em:    • The Berlin Celebration Concert 1989 -...  

Комментарии

Информация по комментариям в разработке