Ciclos biogeoquímicos

Описание к видео Ciclos biogeoquímicos

#Biologia #Ecologia #ciclosbiogeoquimicos

Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre os ciclos biogeoquímicos.
Roteiro logo abaixo.
Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.

Vantagens em se tornar apoiador do canal:
Além de ajudar a manter o canal ativo, como retribuição, os inscritos terão todo mês direito a 4 aulas (uma por semana) contendo diversas coisinhas descritas aqui.
Texto explicativo sobre as aulas
Questões de vestibular para treinar
Sugestão de pesquisa e trabalhos sobre o tema proposto
Cronograma de estudos
PowerPoint das aulas

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
   / pandêmicos  

Roteiro do vídeo:
O carbono esta presente em quase tudo que vemos vivo, afinal, somos formas de vida feitas de carbono, então seu ciclo vai seguir nosso ciclo de vida. Ele está no ar na forma de monóxido de carbono ou dióxido de carbono. Ele vai ser absorvido pela respiração das plantas e protistas para a realização da fotossíntese (tem um vídeo bem legal explicando isso aqui no canal), o resultado disso são moléculas de glicose (que possuem carbono na sua estrutura). Essa glicose será usada pela planta para viver e criar mais massa, ou seja, crescer. Os animais que comem as plantas na verdade estão comendo essas moléculas de carbono e da mesma forma, utilizando-as para compor sua própria massa. O carbono volta para o ambiente quando os organismos morrem, através da decomposição ou através da respiração celular (também tem uma aula bem legal no canal sobre isso). Claro que existem alguns momentos diferentes nessa cadeia, como as queimadas, que vão fazer a massa de carbono das plantas e animais se transformarem diretamente em gases CO2 e pulam a decomposição direto para a atmosfera, ou até mesmo a sedimentação de massa de carbono no solo, criando bolsões que não se decompõe de forma normal, se transformando em carvão mineral, petróleo e outros, que por sua vez são queimados e transformados novamente em gases. Muito simples não?
Nosso segundo composto é o fosforo (P), muito importante para nosso organismo, afinal, nunca ouviram falar de ATP ou até mesmo de DNA? Ambos possuem fosforo em sua composição. Como funciona então? Em essência se encontra na natureza em forma de rocha. Quando essas rochas sofrem intemperismo, elas liberam íons de fosfato no solo, esses íons são carregados para depósitos de água. A água tem bactérias especificas chamadas fosfolizantes que vão transformar o fosforo em um composto solúvel, que será dissolvido na água. Essa água com os íons de fosfato vai ser ingeridas por organismos vivos ou absorvida por plantas e quando esses organismos morrerem, serão colocadas no solo novamente, seguindo a cadeia alimentar dos animais. Dessa forma, podemos dizer que o ciclo do fosforo possui duas escalas, o ciclo de tempo ecológico, que é curta e perfaz a absorção dos animais e decomposição dos mesmos, e a o ciclo de tempo geológico, que é aquela mais longa, onde os organismos decompostos eventualmente ficarão no solo e formarão novas rochas com fósforos nela.
O próximo da lista é o Enxofre (S) que é muito importante para os organismos vivos pois faz parte integrante dos aminoácidos, que por sua vez formam as proteínas, então vamos entender seu ciclo. No solo o enxofre esta em forma de sais de sulfato, sulfetos e minério. As plantas conseguem absorver esses compostos, dessa forma elas utilizam na produção dos aminoácidos e o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos. Assim ela entra na cadeia alimentar. A decomposição de todos os organismos e de seus restos é feita por microoranismos que vão liberar como resposta sulfeto de hidrogênio. Esse sulfeto de hidrogenio vai ser encontrado por bactérias e outros microorganismos que vão estrair o sulfeto. Outras bactérias irão usar o enxofre como forma de obtenção de energia, juntando a molécula de enxofre com oxigênio e produzindo sulfatos, que ficarão no solo.
O próximo é o Cálcio, que é muito importante e conhecido por compor os ossos do corpo, mas também funciona como regulador no nosso organismo, ajuda na simbiose das plantas com micorrizos e compõe hormônios. Então vamos ao seu ciclo. Ele é encontrado na natureza em forma de fosfatos ou carbonatos nas rochas, e por intemperismo acaba indo para os córregos de água. Na água ele entra na cadeia alimentar e será componente importante para esqueletos, conchas, carapaças, parede celular e outros. No solo, o mineral é absorvido pelos vegetais, sendo utilizado em vários processos vitais. Com a morte e a posterior decomposição dos animais, o cálcio presente retorna ao meio, seja aos lagos, ao oceano ou à terra, sendo novamente utilizado na composição de rochas calcárias e sedimentares.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке