LÓGICA e ÉTICA no Estoicismo, por Aldo Dinucci

Описание к видео LÓGICA e ÉTICA no Estoicismo, por Aldo Dinucci

Não se precipite: busque antes entender o outro!

Segundo os estoicos, a passagem da antecedente à consequente em uma condicional não pode se dar se não houver uma ligação entre ambas. Assim, por exemplo, como observa Epicteto, se eu vejo alguém se banhando rápido, não posso concluir que ele se banha mal, porque não sei a razão pela qual ele está se banhando, que pode ser boa. Tal juízo, portanto, é infundado. Isso nos alerta quanto a fazer juízos morais precipitados sobre as pessoas, dizendo que são maus, malignos, pois não sabemos por que as pessoas sustentam crenças que nos parecem estranhas e por qual razão tais crenças para elas são persuasivas.

No Brasil atual, as pessoas imediatamente são qualificadas de comunistas e fascistas e não se procura compreender o que as leva a essas diferentes concepções de sociedade, nem quais condições sociais, políticas e econômicas as levaram a dar assentimento a tais ideários.

Uma reflexão sobre os fundamentos sociais, políticos e econômicos de nossa sociedade nos permitirá compreender por qual razão grupos adotam estas ou aquelas ideias. Assim, ao invés de formularmos juízos morais infundados, que nos fecham ao caminho do conhecimento e do acesso ao próximo, devemos tentar nos abrir à investigação sobre como chegaram a essas crenças. Só assim poderemos manter um canal aberto de negociação com aqueles com os quais discordamos.

O Estoicismo nos convida, portanto, a evitar a precipitação de juízo e a demonização do outro e a ingressar em uma via de compreensão e aproximação com aqueles dos quais discordamos, mas que seguem sendo, apesar da distância que nos separa em termos de ideias, nossos irmãos e irmãs em humanidade.

#pensamentocrítico #filosofia #falácias #lógicainformal #coletivológicaviva #estoicismo

Комментарии

Информация по комментариям в разработке