XII COPENE | Abertura: O poder da cultura negra na luta antirracista e pela democracia

Описание к видео XII COPENE | Abertura: O poder da cultura negra na luta antirracista e pela democracia

A abertura do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – COPENE Copene Nacional conta com diversas atrações culturais, e se não deu pra ir pra Concha Acústica da UFPE você poderá acompanhar tudo aqui no YouTube.

A programação:

O PODER DA CULTURA NEGRA NA LUTA ANTIRRACISTA E PELA DEMOCRACIA

- A partir das 15h30, tem início a mesa de abertura do evento.

- A partir das 16h, apresentações de Isaar e convidades. Isaar, com sua identidade firmada, única e inconfundível é cantora, compositora, instrumentista e graduada em Rádio, TV e Internet pela UFPE, Isaar tem como fonte de inspiração a cidade de Recife e sua multiculturalidade.

Convidades:

Bione, compositora e poetisa com seus 19 anos, da Zona Oeste da capital pernambucana traz em suas letras a realidade do mundo em que vive, pautas como racismo, violência urbana, machismo e misoginia e amor são assuntos constantes em suas linhas de composição.

Odailta Alves, professora, escritora, atriz, poeta, diretora teatral e mestra em Linguística pela UFPE. A literatura de Odailta assume o compromisso com as questões raciais e sociais, denuncia o racismo estrutural e as várias opressões que marcam os corpos e a vida das mulheres negras.

Maciel Salu, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares de uma das famílias mais expressivas na cultura popular de Pernambuco, é filho do conhecido Mestre Salustiano e é o nome mais expressivo da rabeca pernambucana de sua geração.

Orun Santana é artista, bailarino, capoeirista, professor, pesquisador em dança e cultura afro de Recife, formado pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, pelos Mestre Meia-Noite e Vilma Carijós. Brincador da cultura popular faz das vivências com as danças e brinquedos um lugar de pesquisa corporal e investigação artística para a cena.

Valdi Afonjah se denomina ativista pela luz, pela paz, pelo amor, mas também músico, compositor e cantor desde os doze anos vivendo com a arte, com a música independente no Brasil e pelo mundo também.

Gabi do Carmo, cantora, modelo e “blogueirinha de Águas doces” como se autodefine.

- A partir das 19h, apresentação de Jorge Riba, cantor, compositor e principalmente amante do samba. Recifense nascido na Boa Vista, mas criado no morro da Conceição traz em seu show muitas palhetas e metais, circulando entre o tradicional samba do recôncavo e o partido alto dos morros, passando pelo maxixe, bossa nova e o samba jazz. Isso tudo sem perder suas influências da música pernambucana.

Tudo isso ao vivo e gratuito, dia 11/09/2022, na Concha Acústica da UFPE.

00:00:00 - Abertura do Copene
01:08:34 - Show de Isaar e convidades
02:33:40 - Show de Jorge Riba

Комментарии

Информация по комментариям в разработке