Moreira da Silva - JOGO PROIBIDO - David Silva - Zé da Zilda - Moreira da Silva - Tata Tancredo

Описание к видео Moreira da Silva - JOGO PROIBIDO - David Silva - Zé da Zilda - Moreira da Silva - Tata Tancredo

Moreira da Silva - JOGO PROIBIDO - David Silva - Zé da Zilda - Moreira da Silva - Tancredo da Silva Pinto (Tata Tancredo).
Gravação de 1953.





Tancredo da Silva Pinto, o Tata Tancredo, nasceu em 1905, em Cantagalo. Foi patriarca do Omoloko, idealizador da festa de Iemanjá no 31 de dezembro no Rio, realizador da histórica festa "Você sabe o que é Umbanda?", no estádio do Maracanã (apoiada pelo Lacerda) e criador da Confederação Espírita do Brasil, dentre várias outras iniciativas.

Compositor, foi parceiro e gravou com Moreira da Silva, Blecaute, Zé Keti, Jorge Veiga e outros tantos. Conheceu a turma toda do Estácio e participou dos fuzuês que envolveram a criação da Deixa Falar. Sua obra mais conhecida é "General da Banda" - louvação a Ogum e evocação poderosa das rodas de pernada e batucadas. Falarei dele na aula que darei no dia 23 de abril, no Al-Farabi. sobre as batucadas, a velha Praça Onze e a força dos rituais religiosos no que, aparentemente, era só brincadeira de pernada e pancadaria profana. As inscrições para a aula, com vagas limitadas, estão abertas (postei os detalhes mais cedo, com o folder do babado).

Os poucos relatos existentes sobre ele indicam que o avô de Tancredo foi bamba do carnaval de Cantagalo, tendo fundado os blocos "Avança" e "Treme-Terra". O fantástico, que anda me deixando maluco para saber mais: o velho fundou também, em Cantagalo, o "Cordão Místico", uma mistura de carnaval, festa de caboclo e ritual africano, conforme relatado em 1976 na Revista da Congregação Espírita Umbandista do Brasil. Neste cordão, a tia de Tancredo, Olga da Mata (que foi mãe de santo com casa aberta em Caxias), saía vestida de Rainha Ginga.

Acho linda também a história da bandeira verde que representa a Nação Omoloko, vinda da África, enviada por um Tata Zambura da Guiné para que fosse entregue a Tancredo da Silva Pinto (até onde sei a bandeira ficava em exposição na Tenda Espírita Três Reis, no Caxambi).

Como sou um fuçador de coisas e gosto de me enfurnar estudando o carnaval e tudo que envolve a festa, vou em busca de informações sobre o Cordão Místico de Cantagalo. Precisamos saber mais dessas mandingas. Tata Tancredo é personagem fundamental da nossa história e está devidamente mencionado no Dicionário da História Social do Samba, que o mestre Nei Lopes e eu (em breve) colocaremos na praça.

Tata Tancredo é um dos meus heróis.

PS editado: como a rapaziada está perguntando, vai um esclarecimento: Tata é título de grande sacerdote em cultos de origem angolo-congoleses (bantos). Nascentes e Nei Lopes o vinculam ao termo multilinguístico "tata" (pai, no quimbundo e no quicongo). Tata Zambura é o sacerdote do oráculo. Zambura vem certamente do quimbundo "zambula"; adivinhar. Tata Zambura é o "pai que adivinha".
(Texto extraído da página do escritor e professor Luiz Antonio Simas – Facebook)

Комментарии

Информация по комментариям в разработке