Estadio Vivaldo Lima e Sua Historia

Описание к видео Estadio Vivaldo Lima e Sua Historia

Na década de 50 Plínio Ramos Coelho e Vivaldo Palma Lima, fanáticos por futebol e torcedores do Nacional, em uma conversa foram os primeiros a falar em um estádio de grande porte na capital amazonense, infelizmente Vivaldo Lima morreu antes de ver esse sonho se realizar.

Em 1955 Plínio elegeu-se governador do Estado do Amazonas, nesse ano ele começou a idealizar o estádio, lançando a pedra fundamental. Inicialmente o terreno onde este seria construído começou a ser preparado, porém, a obra ficou parada por muitos anos, sendo retomada somente em 1964, já no governo de Arthur Cézar Ferreira.

O governador Arthur Ferreira de imediato contratou o arquiteto Severiano Porto, que se mudou para Manaus e recebeu a missão de construir o "Maior e mais bonito estádio da região".

As obras andaram por anos e anos, sendo que sua partida inauguram foi em 1970 no governo de Danilo Areosa, mesmo estando apenas parcialmente construído, suas obras ainda duraram alguns meses até ser concluida.
O processo de inauguração se deu da seguinte maneira:

Pré-inauguração do gramado em fevereiro de 1969.
Inauguração do estádio em 5 de abril de 1970, com a realização de dois jogos de futebol. Inicialmente entre as seleções B (reservas) do Brasil e do Amazonas, e logo a seguir entre as seleções A (titulares). Nos dois jogos a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1. Este evento foi presenciado pelo presidente da FIFA, Stanley Rous, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, João Havelange. Os quatro gols da seleção B do Brasil foram marcados por Dadá Maravilha.
Inauguração das novas instalações (iluminação, placar eletrônico, etc.) em 7 de março de 1971. O ex-senador (1951-1967) Vivaldo Lima Filho foi convidado e esteve presente nesta inauguração do estádio que leva o nome de seu pai. Houve a realização de dois jogos de futebol durante o evento, chamado "Festa da Gratidão". O Fast Clube venceu a Rodoviária por 2 a 1 (preliminar) e o Rio Negro venceu o Nacional por 2 a 1. O torneio se encerrou em 17 de março de 1971 com a decisão entre Fast Clube e Atlético Mineiro (Belo Horizonte, MG). Com a vitória por 1 a 0, o Atlético Mineiro foi o campeão.
Posteriormente, houve outras inaugurações de complementos da construção e reformas parciais, a principal em 1995.

Комментарии

Информация по комментариям в разработке