Elementos da Função Renal- Uma visão global da fisiologia renal

Описание к видео Elementos da Função Renal- Uma visão global da fisiologia renal

Os rins são órgãos excretores e reguladores que eliminam o excesso de água e metabólitos do organismo e controlam o volume de líquidos corporais, contribuindo para a manutenção da homeostase. Dentre suas várias funções, podemos citar:

Excreção de metabólitos e substâncias exógenas
Metabólitos como a ureia, creatinina, ácido úrico e substâncias exógenas, como medicamentos e outros produtos químicos que não fazem parte do metabolismo corpóreo, são filtrados e excretados através da urina.

Produção e secreção hormonal
Os rins produzem e secretam a renina, uma proteína importante no controle da pressão arterial; o calcitrol ou vitamina D3, forma ativa da vitamina D, necessária para a reabsorção de íons cálcio no trato gastrointestinal e para a deposição de cálcio nos ossos; e a eritropoietina, hormônio que estimula a produção de eritrócitos pela medula óssea.

Regulação do equilíbrio eletrolítico e ácido-base
Os rins regulam a excreção de íons inorgânicos, tais como Na+, K+, Cl–, HCO3–, H+,Ca2+ e PO43-, fazendo com que as quantidades ingeridas sejam iguais as excretadas e, assim, não haja balanço negativo ou positivo de nenhuma delas. O pH sanguíneo ideal é em torno de 7,4 e os rins, juntamente com o fígado e com os pulmões, agem através de sistemas de tamponamento temporários ou definitivos para mantê-lo constante.

Neoglicogênese
Em situações de jejum prolongado ou diabetes mellitus descompensada, os rins são capazes de sintetizar glicose a partir de aminoácidos e outros precursores.

Regulação da pressão arterial
A pressão arterial (PA) depende basicamente do débito cardíaco e da resistência periférica total, e o aumento dessas duas variáveis, em um indivíduo saudável, não é capaz de alterar sua pressão arterial média a longo prazo porque os rins atuam para manter o ponto de equilíbrio da PA através do débito renal de água e sal.

Caso ocorra aumento da PA, o débito renal de água e sal aumenta na tentativa de diminuí-la – as excreções de água e de sal pela urina são fenômenos denominados de diurese e natriurese pressóricas, respectivamente.

#Fisiologia #SistemaRenal #FisiologiaRenal

Комментарии

Информация по комментариям в разработке